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segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA
Por
Romildo Gurgel
LEITURA BÍBLICA: (Mt.13:31-32; Mc.4:30-32; Lc.13:18-19)
INTRODUÇÃO:
A parábola do grão de mostarda em contraste com a do trigo e do joio, é muito curta. Em poucas palavras Jesus descreve o surpreendente tamanho da mostardeira, onde em Mateus e Lucas é descrita como “árvore” e em Marcos como “hortaliça”. Em Mateus, o jardineiro plantou a semente em um campo; em Lucas, numa horta; e em Marcos, na terra. Tanto Mateus como Marcos dizem explicitamente que o grão de mostarda é a menor de todas as sementes, mas crescida, é a maior do que as hortaliças, e se faz árvore. Aquele minúsculo grão, depositado no solo se transforma numa árvore. Um milagre !
PONTO IMPORTANTE PARA INTERPRETAÇÃO DE PARÁBOLAS:
Nunca se deve fazer um ensino de uma parábola contradizer outra
Nunca se deve utilizar uma figura de linguagem em dois sentidos diferentes
Em todas as parábolas da bíblia possui harmonia de concepção e ensino.
Um perigo que se deve evitar é da popularidade de interpretação, até mesmo a popularidade esta sujeita a correção
I - INTERPRETAÇÕES POPULARES DE ALGUNS AUTORES
1. Arnot – refere-se à parábola como o processo do reino sob a idéia do crescimento vivo.
2. Lange – descreve o grão de mostarda tão pequeno e desprezado pela aparência externa dele, que tomou a forma de servo, ou mais ainda, na de seus discípulos – cresceu rapidamente; e a menor de todas as sementes cresceu e tornou-se um enorme arbusto, muito semelhante a uma árvore. Mas, em conseqüência do seu real crescimento, as aves do céu confundiram a casca com uma árvore, e procuraram aninhar-se em seus ramos.
3. Alford – Precisamos tomar muito cuidado, quando imaginamos as formas externas da Igreja neste reino. A parábola revela o poder autoprogressivo, inerente ao reino do céus, como uma semente que contém em si mesma o princípio da expansão – que penetra em toda a massa humana, gradualmente, pela influência do Espírito Santo.
4. Leslie D. Weatherhead – Diz: Notem que uma grande árvore cresceu de tão pequenina semente. Um desprezado Rabi, num desprezado canto do Império Romano, vindo da desprezada Nazaré, plantou a semente, ele mesmo, e confiou-a a doze homens destreinados, não universitários, de humilde nascimento e pouca influência – e o resultado é a Igreja universal.
5. Fairbairn em (Enciclopédia bíblica imperial) teceu o seguinte comentário: Uma pequena semente, um grande resultado; um obscuro começo e um surpreendente progresso; a menor de todas as sementes e a maior de todas as hostaliças
II – O QUE OS AUTORES ACIMA ERRARAM NA INTERPRETAÇÃO
a) A distinção entre os aspectos interiores e exteriores do reino, ou
b) A concepção divina e o desenvolvimento humano.
c) Estes dois itens não podem ser levados em consideração de uma maneira isolada uma da outra.
III – O QUE FALA A PARÁBOLA, E QUAL É A ÊNFASE?
a) A parábola fala de crescimento rápido na história
b) Fala de apropriação no processo do crescimento (aves dos céus aninham-se na sua sombra ou nos seus ramos), muito interessante isto lembra (João 15). Jesus é a videira, nos somos os ramos e o Pai o viticultor.
IV – A INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA
A interpretação da parábola, gira em torno de três elementos centrais, a saber: a Semente, a Grande Árvore e as Aves do céu, vamos examiná-los detalhadamente.
1- Grão de Mostarda –
a) Em razão do diminuto tamanho do grão, a semente simboliza pequenos começos, e denota pesos e medidas muito pequenos.
b) Na parábola, a pequena semente não é tanto a Palavra quanto na Parábola do semeador, aqui trata-se de uma sociedade cristã, a Igreja que aparece como a primícias do evangelho. A semente semeada no dia de Pentecostes, era pequena e insignificante – cerca de cento e vinte . (At.1:15-26)
c) Sem dúvida quem semeou o grão de mostarda foi o Filho do homem.
d) O campo em nossa parábola, é o campo do mundo
2 - Grande árvore –
a) Mateus refere-se ao rápido crescimento da semente, que se torna “a maior das hortaliças”, como árvores.
b) Lucas diz “cresceu e se fez árvore. Hortaliças, mesmo que pensemos que possam crescer como uma árvore, são espécies inteiramente diferentes das árvores. O crescimento das árvores é lento; mas o da hostaliça, como a semente de mostarda é anormal, cresce rapidamente.
c) A Igreja organizada erroneamente mudou a ênfase de semente semeada para a árvore que cresce. Em vez de espalhar a sementes com toda a humanidade, a igreja ficou mais preocupada com a elaboração de grandes denominações, instituições e ordens.
d) O Fundador da Igreja nunca quis usar a sua noiva para enfatizar desenvolvimentos humanos. Existem grupos que a ênfase é mais dada na denominação do que em Jesus. As classes judaizantes na época de Jesus eram divididas por haver concepções interpretativas diferentes.
e) O campo é onde a semente é semeada na esfera do mundo; onde a carne o diabo estão unidos em oposição a tudo que concerne a Cristo e a sua igreja.
f) Nabucodonosor é uma chave para a parábola da árvore grande, uma figura do seu poderoso império (Dn.4:10-12, 20-22). A Igreja não é um império de homens, mas o corpo de Cristo, a noiva....
3. Aves do céu –
a) Quando comparamos Escritura com Escritura, encontramos os pássaros, ou aves do céu, que simbolizam Satanás e seu poderio.
Exemplo:
Mt.13: 4 - e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as [aves] e comeram.
Mt.13: 32 - o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, depois de ter crescido, é a maior das hortaliças, e faz-se árvore, de sorte que vêm as [aves] do céu, e se aninham nos seus ramos.
• AS AVES DESCIAM SOBRE AS CARCAÇAS DOS CORPOS DO SACRIFÍCIO E ABRAÃO OS ENCHOTAVA – (Gn.14:11; Dt.28:26)
b) Satanás o príncipe da potestade do ar, que observa a misteriosa disseminação até a sua grandeza, e que sempre buscou abrigar-se nele, o que conseguiu rapidamente, por meio dos falsos irmãos que se tornaram parte da igreja desatenta.
Confira estes textos: (Jd. 3-4 ; v. 10, v.12-16)
c) A parábola expõe o fato que, apesar do rápido crescimento e vasta expansão, ela seria contaminada pela presença e ciladas do príncipe das trevas.
Exemplo:
Mc.7: 18 - Respondeu-lhes ele: Assim também vós estais sem entender? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode [contaminar],
Ap.3: 4 - Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não [contaminar]am as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas.
Ap.14: 4 - Estes são os que não se [contaminar]am com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro.
d) A parábola demonstra a distinção entre cristianismo e cristandade. Muitas vezes perdemos de vista a diferença entre igreja organismo com uma organização feita pelo homem. Uma pessoa pode estar no organismo, mas não na organização.
e) A parábola da mostarda corresponde a época destacada da Igreja em Pérgamo (Ap.2) quando a cristandade, primeiramente plantada em mansidão e humildade, assumiu a aparência das grandezas mundanas, e passou de alvo da poderosa perseguição do Império Romano a objeto de sua proteção, no reinado de Constantino, o Grande. Agora a árvore, com a sua elevada altura e longos ramos, tornou-se o emblema da dignidade e grandeza mundanas.
f) Governadores dos gentios começaram a exercer autoridade nos assuntos da igreja (Mt.20:25-28)
g) Ela então abandonou a simplicidade em Cristo – (2Co.11:2-3)
h) Tornou-se grande na terra, e assim é contrária a seu caráter original e propósito e diferente daquele que é o Cabeça, manso e humilde de coração.
i) O imperador constantino, após derrotar o perverso Licínio, 328 d.c., pôs o cristianismo sob o trono de César e os príncipes assumiram o título e a função de sumos sacerdotes.
j) O Dr. Campbell Morgan deu o seguinte resumo do crescimento anormal da igreja em conseqüência da adesão de Constantino no cristianismo: “Foi o dia mais tenebroso em toda a história da igreja. Sua adesão foi uma astuta e hábil manobra política que introduziu com isso muito paganismo e o elevou à posição de poder mundial. Esse é todo o pecado e o erro do papado: a dominação em nome de Cristo, o desejo de governar sobre reis, imperadores e governadores, para ditar-lhes as regras; uma grande árvore espalha os seus ramos. Este espírito permanece com grande força ainda hoje, e procura realizar a vontade de Deus por elevada organização, revestida de poder.
V – EFEITOS DO CRESCIMENTO DETERMINADO PELO HOMEM, E O FATO DE HAVER O ANINHAMENTO DE AVES
ANO E DESVIOS DA DOUTRINA BÍBLICA ______________________________________________________
310---------------REZA PELOS DEFUNTOS
320---------------USO DE VELAS
375---------------CULTO AOS SANTOS E ANJOS
394---------------INSTITUIÇÃO DA MISSA
431---------------INICIA-SE O CULTO À VIRGEM MARIA
500---------------USO DA ROUPA SACERDOTAL
526---------------EXTREMA UNÇÃO
593---------------DOUTRINA DO PURGATÓRIO INTRODUZIDA
600---------------SERVIÇOS EM LATIM E REZAS À MARIA
606---------------BONIFÁCIO III SE DECLARA "BISPO UNIVERSAL" (PAPA)
709---------------OBRIGATORIEDADE DE SE BEIJAR OS PÉS DO PAPA
786---------------ADORAÇÃO DAS IMAGENS E RELÍQUIAS
850---------------USO DA ÁGUA BENTA
890---------------CULTO A SÃO JOSÉ (PROTODULIA)
993---------------CANONIZAÇÃO DOS SANTOS
998---------------JEJUM ÀS SEXTAS-FEIRAS E NA QUARESMA
1003-------------INSTITUIÇÃO DA FESTA DOS "FIÉIS DEFUNTOS"
1074-------------CELIBATO SACERDOTAL (decreto de Bonifácio VII)
1076-------------DOGMA DA "INFALIBILIDADE PAPAL"
1090-------------APARECE O ROSÁRIO
1184-------------INSTITUIÇÃO DA "SANTA INQUISIÇÃO"
1190-------------VENDA DE INDULGÊNCIAS
1200-------------O PÃO FOI SUBSTITUÍDO PELA ÓSTIA
1215-------------CRIOU-SE A CONFISSÃO AURICULAR
1215-------------DOGMA DA TRANSUBSTANCIAÇÃO (por Inocêncio III)
1220-------------ADORAÇÃO DA ÓSTIA
1229-------------PROIBIÇÃO DA LEITURA BÍBLICA
1245-------------USO DAS CAMPAINHAS NA MISSA
1316-------------INSTITUIÇÃO DA "AVE MARIA"
1414-------------ELIMINAÇÃO DO VINHO NA COMUNHÃO
1439-------------DOUTRINA DO PURGATÓRIO DECRETADA
1508-------------"AVE MARIA" OFICIALMENTE APROVADA
1517-------------INICIA-SE A REFORMA
1545-------------A AUTORIDADE BÍBLICA É EQUIPARADA À TRADIÇÃO
1546-------------INTRODUÇÃO DOS LIVROS APÓCRIFOS
1600-------------INVENÇÃO DO ESCAPULÁRIO (Bentinhos)
1854-------------DOGMA DA IMACULADA CONCEPÇÃO DE MARIA
1864-------------CONDENAÇÃO DA SEPARAÇÃO ENTRE IGREJA E ESTADO
1870-------------DECLARADA A INFABILIDADE PAPAL (por Pio IX)
1950-------------DOGMA DA ASCENÇÃO DE MARIA
( presença corporal no céu).
1965-------------MARIA É PROCLAMADA "MÃE DA IGREJA"
TODAS ESTAS DOUTRINAS E DOGMAS FORAM INTRODUZIDAS POR HOMENS, SEM NENHUM FUNDAMENTO BÍBLICO
CONCLUSÃO
Como quem distingue entre cristianismo e cristandade; entre a verdadeira igreja, invisível; temos a garantia do Mestre de que, se a nossa fé for como um grão de mostarda, vamos prevalecer e remover montanhas. Nossa grande tarefa não é cristianizar a sociedade e promover o desenvolvimento de uma grande árvore que brote da menor de todas as sementes. As aves do céu não devem fazer ninhos na árvore de nossa vida cristã.
Pr.Romildo Gurgel