Atualizado em 07/05/2013 Autor: Romildo Gurgel
I – Leitura Bíblica: (Mateus.18:1-14; Lucas.15:4-7)
II– Pano de fundo histórico.
O Senhor Jesus fez uso de algumas ilustrações tomando o exemplo de uma criança, para responder aos questionamentos de seus discípulos sobre quem é o maior no reino dos céus, ou a prerrogativa de se querer ter privilégios espirituais acima dos seus irmãos. Em (Mateus.20:20-28) consta o pedido da mãe de Tiago e João a Jesus para que os seus filhos sentassem um a direita e outro a esquerda no seu reino, solicitação essa bem intrigante para o resto dos discípulos que ficaram bem irritados com essa intenção por parte dela (vd. v.20). Mas a resposta do Senhor foi reveladora. A atribuição desse consentimento estava em Deus, que destinou a Jesus o primeiro a beber este cálice, facultado também aos discípulos a beberem de igual modo. Conforme (Efésios 2:6) diz: "e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus". Este é o resultado de que os verdadeiros discípulos tomaram também o cálice que também foi dado a Jesus Cristo beber.
Já a parábola em si nasceu devido a uma respostas elaborada pelos discípulos descrita em (Mt.18:1) -"Aproximando-se de Jesus os seus discípulos perguntando: Quem é por ventura, o maior no reino dos céus?". Da resposta dada pelo Senhor, quero destacar alguns ensinos que considero importante:
Já a parábola em si nasceu devido a uma respostas elaborada pelos discípulos descrita em (Mt.18:1) -"Aproximando-se de Jesus os seus discípulos perguntando: Quem é por ventura, o maior no reino dos céus?". Da resposta dada pelo Senhor, quero destacar alguns ensinos que considero importante:
a) A ilustração da pedra de moinho, a da amputação de um membro do corpo e de arrancar fora um olho em (Mt.18:1-11; e em Mc.9:42-49) - Nos ensinados aspectos de despojamento, de acolhimento e humildade.
b) A ilustração da ovelha desgarrada em (Mt.18:12-14) nos ensina sobre a recuperação e o reacolhimento que resultará em galardão por esse serviço.
c) A maneira do Senhor buscar a desgarrada – Parábola do filho pródigo em (Lc.15:11-31). – Resulta em alegria e festividades pela recuperação.
Ao empregar a ilustração da ovelha perdida, Jesus intencionou o valor da postura de uma criança, figura essa que demonstra o conceito de grandeza do seu reino. Crianças, por serem filhos, não devem ser negligenciadas ou desprezadas por mais simples e trabalho que dê, pois não é da vontade do Pai que nenhuma delas pereça.
Pelo padrão divino, o valor das crianças é sugerido pelo fato de que o Pai, o Filho e os anjos, estão em comunhão constante entre eles, porque elas precisam de um cuidado mais especial, são crianças. Seus anjos sempre contemplam a face do Pai, e têm acesso a ele a favor das crianças que estão sob os seus cuidados. O Filho, que é o Bom Pastor, está sempre em busca dos pequeninos; o Pai não quer que nenhuma delas pereça. Aqueles que são semelhantes às crianças o coração possui a saúde espiritual, característica das crianças, na humildade, simplicidade e na ausência da malícia, puro de espírito e intenção.
III – A pessoa do Pastor e sua função. - (Jo.10:1-16)
a) Possuía 100 ovelhas, um número razoável e comum a outros pastores. Uma pessoa que possuísse cem ovelhas não possuía muitos recursos, ele mesmo tomava conta do rebanho.
b) O pastor estava pastoreando as ovelhas em certo lugar enquanto elas se alimentavam.
c) O Pastor se distraiu por um momento com o rebanho enquanto uma das ovelhas se afastou, abocanhando algo aqui e ali, até que estava completamente desgarrada.
d) Por um momento, olhando as paisagens e a forma das ovelhas se alimentarem, aproximou-se do horário de recolhê-las para o aprisco, começou a contá-las, foi quando percebeu a ausência de uma.
e) Observando que faltava uma, escolheu um local para deixar as 99. No evangelho de Mateus descreve este local como sendo nos montes, já no evangelho de Lucas, descreve que foram deixadas no deserto. Isto implica que o pastor não deixou as ovelhas desprotegidas. O local parece ser bem conhecido pelo pastor para deixá-las em um lugar razoavelmente seguro.
f) O Pastor sai a procura da ovelha desagregada até achá-la, porque conhece as suas ovelhas. (Jo.10:1-16). isto traduz que o pastor deva ter ido a um local que a encontraria ali.
g) O prazer do pastor foi em achar a ovelhas desgarradas - ( Mt.18:13)
h) O acolhimento da desgarrada, é compartilhado em uma festividade – (Lc.15:5-7)
IV – A condição das ovelhas
a) Estão sempre juntas no rebanho. São animais gregários (andam juntas em grupo)
b) Quando se desgarram, ficam desnorteadas. Deitam no chão imóvel, esperando o pastor.
c) Receber os cuidados e o pastoreio é uma prova de ser liderada pelo pastor.
d) Alimenta-se dos pastos direcionados pelo seu pastor. Enquanto comem o pastor fica de vigia.
e) Reconhece a voz do seu pastoreio, sabe que o pastor sabe o seu nome e esta pronto para protegê-la.
V – O ensino da parábola
a) Aprender de fato quem é o maior no reino de Deus conforme (Mateus.18:2-4)
Através de outras citações, apresento outros contextos:
Através da conversão (mudança de vida, nascer de novo) –
(Mateus 18:3) - E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Pela percepção que o maior é o que se torna como criança –
(Mateus 18:4) - Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.
O maior é o que serve aos irmãos –
(Mateus 23:11) - O maior dentre vós será vosso servo.
O maior é o que se torna servo e o ultimo de todos –
(Marcos 9:33) - E chegou a Cafarnaum e, entrando em casa, perguntou-lhes: Que estáveis vós discutindo pelo caminho?
(Marcos 9:34) - Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior.
(Marcos 9:35) - E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.
(Marcos 9:36) - E, lançando mão de um menino, pô-lo no meio deles e, tomando-o nos seus braços, disse-lhes:
O maior mandamento é amar o próximo da forma que ama a si mesmo –
(Marcos 12:31) - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
O maior é o que se considera o menor de todos -
(Lucas 9:46) - E suscitou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior.
(Lucas 9:47) - Mas Jesus, vendo o pensamento de seus corações, tomou um menino, pô-lo junto a si,
(Lucas 9:48) - E disse-lhes: Qualquer que receber este menino em meu nome, recebe-me a mim; e qualquer que me receber a mim, recebe o que me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo é grande.
(Lucas 9:49) - E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco.
O maior é o que se porta como jovem, sem utilizar de prerrogativas de adulto espiritual –
(Lucas 22:24) - E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior.
(Lucas 22:25) - E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores.
(Lucas 22:26) - Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.
(Lucas 22:27) - Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve.
Há uma bem aventurança para os que praticam este ensino –
(João 13:15) - Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
(João 13:16) - Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
(João 13:17) - Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.
O maior é o que ama é o que dá a vida em prol de seus amigos –
(João 15:13) - Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Maturidade reside em se fazer escravos de todos para ganhar o maior número possível –
(1 Coríntios 9:19) - Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
O que recebe mais graça são os humildes, porque Deus resiste aos soberbos –
(Tiago 4:6) - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
b) A prática da humilde é o topo de quem é grande no reino dos céus –
(Mateus 18:4) - Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.
O reino de Deus é formado por gente humilde –
(Mateus 5:3) - Bem-aventurados os pobres de espírito (humildes), porque deles é o reino dos céus;
O descanso esta em aprender humildade –
(Mateus 11:29) - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
O Senhor eleva os humildes e abate os soberbos –
(Lucas 1:51) - Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações.
(Lucas 1:48) - Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
Devemos não ambicionar coisas altas –
(Romanos 12:16) - Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
Os humildes serão exaltados –
(Tiago 1:9) - Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação,
Deus dá maior graça aos humildes-
(Tiago 4:6) - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Devemos nos cingir de humildade –
(1 Pedro 5:5) - Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
c) Maturidade está em acolher as crianças (ovelhas recém nascidas, e às vezes desobedientes) –
(Mateus 18:6) - Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
(Mateus 18:10) - Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.
(Mateus 18:11) - Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido.
Acolher para ser cooperador da verdade –
(3 João 1:8) - Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade.
Devemos receber uns aos outros como Cristo nos recebeu –
(Romanos 15:7) - Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus.
Devemos ter o cuidado para não perder o fruto do nosso trabalho –
(2 João 1:8) - Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.
d) A Parábola ensina ainda, o grau de importância que possuem as crianças, ou filhos ou ovelhas aos olhos de Deus pelo fato de seus anjos estarem vendo a face do Pai nos céus –
(MT 18:10) - Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.
e) Ensina ainda do perigo que as ovelhas passam por pessoas que as fazem tropeçar -
(MT 18:5) - E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe.
(MT 18:6) - Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
(MT 18:7) - Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
f) Ensina o perigo de ovelhas tropeçarem e levarem outras do mesmo rebanho -
(MT 18:7) - Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
(MT 18:8) - Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
(MT 18:9) - E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.
(MT 18:10) - Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.
g) Ensina que o nosso Pai celeste não deseja que nenhuma ovelha se perca –
(MT 18:14) - Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.
(JO 17:12) - Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
VI –Ensina como tratar a ofensa de irmão para irmão ?
(MT 18:15) - Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;
(MT 18:16) - Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
(MT 18:17) - E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
(MT 18:18) - Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
(MT 18:19) - Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
(MT 18:20) - Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Amem!!
Romildo Gurgel
Amado Pr!
ResponderExcluirSeus estudos,são ricos e em muito nos abençoam.