quinta-feira, 9 de maio de 2013

POBREZA E RIQUEZA NO EVANGELHO DE LUCAS



Romildo Gurgel

1 – É somente no evangelho de Lucas que  evidencia-se o cântico de Maria.
“Ele contemplou a humildade da sua serva... Encheu de bens os famintos e despediu vazio os ricos” (Lc.1:48,53).
Maria é revelada como uma pessoa pobre. Ela só pôde trazer “um par de rolas ou dois pombinhos” para sua purificação, porque suas posses não lhe permitiu oferecer um cordeiro (cf. Lc.2:22-24; Levítico 12:6-8).
Devido a sua pobreza, Jesus foi deitado em uma manjedoura  e visitados por pastores.

2 – Lucas alistou também outros materiais que outros evangelistas postaram em seus escritos. Como por exemplo:
·         O ensino de Jesus sobre a provisão  de nossas necessidades diárias (Lucas 12:22-34;também em Mateus 6:25-33).
·         A advertência de Jesus sobre o nosso cuidado pelas riquezas desse mundo, como instrumento sufocador da palavra e do efeito da verdade em nossos corações, revelado na parábola do semeador (Lucas 8:14; também em Mateus 13:22 e Marco 4:19).

3 – Lucas reuniu um apanhado  de fatos, que unicamente é revelado em seu evangelho.
Como por exemplo:
·         Incluiu a instrução prática de João Batista aos cobradores de impostos e soldados arrependidos: “Não cobreis mais do que o estipulado... não deis denúncia falsa, e contentai-vos com o vosso salário” (Lucas 3:13-14).
·         Enquanto em (Mateus 5:3) fala sobre os “bem-aventurados os pobres de espírito”,  Lucas apresenta  sua declaração associada essa verdade a situação terrena. “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus” (Lucas 6:20). Logo em seguida ele equilibra essa bem-aventurança aos pobres com uma série de ais contra os ricos em (Lucas 6:24-26).
(v.24) – “ai de vocês os ricos, pois já receberam sua consolação”.
(v.25a) – “Ai de vocês, que agora tem fartura porque passarão fome”.
(v.25b) – “Ai de vocês que agora riem, pois haverão de lamentar e chorar”.
(v.26) – “Ai de vocês quando todos falarem bem de vocês, pois assim os antepassados deles trataram os falsos profetas”.

4 – Lucas registrou a assistência que Jesus dependeu de certas mulheres ricas. (Lucas 8:2,3) – “Algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Suzana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-lo com os seus bens”.

5 – Lucas incluiu as palavras de Jesus que disse: “Vendei os vossos bens e daí esmola” (Lucas 12:33). Ele exortou aos seus discípulos contra a hipocrisia dos fariseus ao limparem o exterior do copo e do prato, dizendo: “...dêem o que está dentro do prato e verão que tudo ficará limpo” (Lc.11:41).

6 – Lucas registrou que na conversão de Zaqueu, ele se prontificou em dá a metade de seus bens aos pobres e a restituir a aqueles que havia defraudado.  “...olha Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém  extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais” (Lucas19:8).

7 – Jesus  disse ao fariseu que o convidou para um banquete em sua residência, que deveria convidar os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos, porque esses não teriam condições de retribuir -
“Quando você der um banquete ou jantar, não convide seus amigos, irmãos ou parentes, nem seus vizinhos ricos; se o fizer, eles poderão também, por sua vez, convidá-lo, e assim você será recompensado. Mas quando der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos, e os cegos. Feliz será você, porque estes não tem como retribuir. A sua recompensa será na ressurreição dos justos” (Lucas 19:12-14).

8 – Unicamente em Lucas estão registradas as parábolas:
·         O rico tolo (Lucas 12:13-21.
·         Do administrador infiel – (Lucas 16:1-13).
·         Do rico e Lázaro – (Lucas 16:19-31)

9 – Apenas em Lucas está registrada esta afirmação de Jesus Cristo: “Todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:33).

Romildo Gurgel

Fonte:
Extraído e compilado com certas adaptações com citações
Bíblicas NVI. Do Livro Homens com uma mensagem. Jonh Stott.
 Editora Cristã Unida, São Paulo. pp.55


Nenhum comentário:

Postar um comentário