domingo, 12 de maio de 2013

BENS MATERIAIS, DINHEIRO E AS BEM-AVENTURANÇAS


Romildo Gurgel

Jesus sabia o quanto o coração das pessoas estava inclinado a valorizar e a amar o dinheiro. No entanto Jesus utilizou fatos, parábolas envolvendo riquezas e bens materiais, para ilustrar os princípios e os valores espirituais para transmitir as pessoas de modo que eles pudessem entender. A intenção de Jesus é confrontar os pecados e mostrar o quanto estão distantes da verdade e do caminho certo que deveriam seguir.

Em (Lucas 12:15) Jesus disse que “a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”.
Nas palavras de Jesus sobre as bem-aventuranças em (Mateus 5:1-12), Jesus não relaciona como os bem-aventurados os que tem mais dinheiro, os que tem mais riquezas materiais ou os que são prósperos e bem sucedidos nos negócios.  Uma boa pergunta seria: Quem são os mais felizes? Parece até um paradoxo o que Jesus ensina com o que a sociedade moderna acredita buscando a felicidade baseado em conceitos humanos.
Você tem acreditado naquilo que o mundo prega sobre felicidade ou está atento aos ensinos de Jesus? Você considera uma pessoa bem-aventurada?
Veja o que é uma pessoa Feliz na ótica de Jesus Cristo: Aqui em nenhuma parte ele fala que o dinheiro é uma bem-aventurança ou traga a felicidade.

(Mateus 5)
(v.3) – Bem –aventurados pobres de espírito, pois deles é o reino dos céus.
(v.4) – Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
(v.5) – Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.
(v.6) – Bem-aventurados os que têm sede de justiça, pois serão satisfeitos.
(v.7) – Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
(v.8) – Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
(v.9) – Bem –aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
(v.10) – Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o reino dos céus.
(v.11) – Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que vieram antes de vocês.

Jesus está ensinando aqui, que a felicidade será encontrada pelos pobres de espírito, pelos que choram, pelos humildes, pelos que tem sede de justiça, pelos misericordiosos, pelos puros de coração, pelos pacificadores, pelos perseguidos, pelos que recebem insultos e são difamados e perseguidos. O apóstolo Paulo citou em (Atos 20:35) que: “através de trabalhos árduos devemos ajudar os fracos, tendo a lembrança das palavras de Cristo que disse: Há mais felicidade em dar do que em receber”

Jesus está ensinando que a felicidade é estar  no reino dos céus, é ser consolado, é receber a terra por herança, é serem satisfeitos quando a justiça, está em ser misericordioso, é ter a oportunidade de ver a Deus, é de ser chamado filho de Deus, é ser cidadão do reino dos céus, está em ser recompensados por Deus.

Os valores de Deus são eternos e  bem maiores que os valores transitórios humanos.O amor ao dinheiro e aos bens materiais é o que causa muitas dores nas pessoas, em contra partida, viver modestamente com contentamento nos valores do reino de Deus, é experienciar as bem-aventuranças. 

Romildo Gurgel

Nenhum comentário:

Postar um comentário