Romildo Gurgel
O reino é aqui e o agora, e ao mesmo tempo ainda não. O reino está acontecendo
agora, pelo fato de nos ser facultada a possibilidade real de entrar nele.
Tanto sua visão como sua entrada pode ser percebida no texto do evangelho de
(João 3:1-6). Duas palavras são mencionadas por Jesus extremamente importante
aqui, que revelam a condição de percebermos o reino de Deus bem como a entrada
nele. Jesus declarou que “ninguém poderá ver o Reino de
Deus se não nascer de novo” (v.3). Enxergar, perceber, cair a fixa,
receber a revelação da existência desse reino, é chave, porque ela abre a porta
da entrada. Parece até que essa percepção se transforma no milagre de sermos
inseridos para dentro dele. Essa
revelação acontece quando se ouve o evangelho de Jesus Cristo e percebe-se a justiça de Deus no sacrifício
pelos nossos pecados. Diante disso, somos confrontados do nosso estado pecaminoso,
separado de Deus e que através do arrependimento, confissão de pecados, somos
perdoados, justificados e somos selados com o Espírito Santo, onde a partir daí
começamos a perceber o reino de Deus.
Outra palavra dita por Jesus no texto é bastante revelador. Jesus
disse: “Digo-lhes
a verdade: Ninguém pode entrar no Reino
de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne o
que nasce do Espírito é espírito” (vs.5,6). Isto nos traduz que
através do novo nascimento nos é concedido a ver o reino de Deus bem como a
garantia de entrada para ele. Viemos
para este mundo pela vontade de nossos pais “o que nasce da carne é carne”, através da junção do espermatozoide x óvulo, entramos
e nascemos para o mundo físico, natural, corrupto.
Nascemos para o reino de Deus quando nascemos de novo (novo
nascimento), mas dessa vez pelo Espírito, pois “o que nasce do Espírito é espírito”, junção da semente incorruptível que é a palavra de
Deus e o coração humano. A palavra de Deus é a semente (cf Lucas 8:11) e o coração é o ambiente onde
esta semente é fecundada na fusão da natureza de Deus com a nossa. É aí no
coração onde acontece o novo nascimento e do processo que leve essa pessoa a
crescer e desenvolver-se espiritualmente para Deus, vendo e pertencendo o reino
de Deus (cf. Lucas 8:15).
No Evangelho de (João 1:14 NVI) diz: “os quais não nasceram por descendência
natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas
nasceram de Deus”. Segundo a decisão
de sua vontade, Deus nos gerou pela palavra da verdade (cf.
Tiago 1:18).
FILHOS DE DEUS E FILHOS DO DIABO
O apóstolo João comentou sobre esse assunto quando disse:
“Todo aquele que é nascido de Deus não vive na
prática de pecado; pois o que permanece
nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. Nisto são
manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica
justiça não procede de Deus, também aquele que não ama a seu irmão” (1João
3:9-10).
Com essas palavras ele está nos
ensinando que:
a)
Com a vida do Espírito, não pecamos. Pois o
Espírito de Deus não peca.
b)
Com a vida da carne pecamos. Na nossa carne não
habita bem algum e é neste ambiente que os homens são escravizados pelo pecado
e pela morte.
c)
A divina semente permanece no coração de quem
crer, muito embora o pecado possa estar latente ali, também uma luta civil aqui
é travada, de mortificar as obras da carne pelo Espírito. Porque a inclinação
para o Espírito é de vida e paz.
d)
Os filhos de Deus são manifestos pela prática da
justiça. (Justificação pela fé na pessoa de Jesus Cristo). É Cristo quem o
justifica. “A lei
do Espírito de vida o livrou da lei do pecado e da morte” (cf. Romanos 8:1).
e)
Os filhos do diabo são aqueles que não praticam
a justiça que procede de Deus. Deus enviou o seu filho ao mundo afim de que o
mundo fosse salvo por Ele.
f) Amor
é uma característica dos nascidos de novo. (cf.
1Jo.4:7)
g)
Crer é uma características dos nascidos de novo
. (cf. 1Jo.5:1, vs 4 e 5)
h) Não
viver na prática do pecado é característica de quem nasceu de novo . (cf. 1Jo.5;18)
QUALIFICAÇÕES PARA ENTRAR NO REINO
Já citamos
esta frase no início “o reino é aqui e o
agora, e ainda não”. A parte futura do reino de Deus é a fase em que se
inaugurará o reino milenar de Jesus Cristo, momento esse em que Deus virá
buscar a sua igreja e celebrará a bodas do cordeiro, galardoando os santos para
a inauguração desse reino milenar, onde a igreja irá reinar pelo período de mil
anos na terra, cujo rei será o Senhor Jesus Cristo.
Já falamos de
como se enxerga e se entra no reino de Deus a partir da salvação (novo
nascimento). Agora esta segunda fase da frase implicará no compromisso que a
Igreja está se submetendo como igreja militante, repercutindo sua obediência e
seu compromisso no tribunal de Cristo. Claro que esse tribunal não é para
condenação, mas para premiação (galardão) patenteamento posicional para o reino
milenar. Galardoados e não galardoados essa será a distinção depois daqueles
dias. No reino dos céus, haverá não só distinção entre posições mais altas e
mais baixas, como também haverá distinção entre ser permitido entrar e ser
deixado de fora. Este entrar aqui é a parte do reino futuro onde terá o
desfecho final e total dessa entrada.
QUALIFICAÇÕES PARA O REINO MILENAR DE CRISTO
1 – Fazer a
vontade do pai. Em (Mateus 7:21) “nem todos o que diz: Senhor,
Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu pai que
está nos céus”.
a)
A condição aqui é quem faz a vontade de Deus.
b)
A recompensa do salvo tem como base a
obediência. Os vs 23 e 24 diz que muitos naqueles dias hão de dizer: “Senhor,
Senhor...” a palavra “Naquele dia” não
se refere a hoje, mas ao futuro. A expressão “em teu nome” por três vezes
denota que essas pessoas, a posição delas é de cristão, enxergaram e nasceram
de novo (são os salvos). Aqui o Senhor não está impedindo o uso de dons e
ministérios, mas diz que é possível praticar o uso dos dons fora da vontade de
Deus, sem ser pelo mover do Espírito Santo. Isto é muito importante
principalmente para o nosso tempo em que estamos observando muita manifestação
sem autorização bíblica. Muita gente está sendo enganada com tais
manifestações.
c)
Os que fazem as coisas segundo o próprio ego não
terão parte no reino dos céus. Em (Mateus 16:24-27)
deixa bem claro esta condição ensinada por Jesus. Jesus disse aos seus discípulos
que:
·
“se alguém quer vir após
mim, a si mesmo se negue”
·
“tome a cruz” a alma tem que passar pela morte de sua própria
vontade e inclinações.
·
“quem quiser salvar
(conservar intocada sua alma) sua vida será perdida, é
o “perdê-la-á” do texto, condição
essa que no futuro venha sofrer dano da área que ficou preservada, intocada
pela graça de Deus.
·
“e quem perder a vida
por minha causa, acha-lá-á”. Perder no presente, consiste em ser tratado
pela graça, de receber suporte espiritual para não colocar a vida da alma em
confortos pecaminosos que enaltecem o ego e o prevalecimento de nossa vontade
em cima da vontade de Deus. Ou seja, colocar nossa alma em perda pela graça, resultará
em um ganho futuro na volta do Senhor. O Senhor está nos ensinando que perder
no presente, consiste em negar a si mesmo, tomar à cruz do Senhor e subjugar
nossas vontades a vontade de Deus pela operação da mortificação do levar a
nossa cruz. Sofremos as dores da renúncia mas receberemos a vida, este será um
bom depósito para aquele dia.
·
O (vs 27) é
revelador quanto ao tempo em que tudo isso vai acontecer. Dizendo: “Porque o Filho do
homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a
cada um conforme as suas obras”.
2 – Esmurrar o corpo – (1Co.9:9-23-27)
O texto em momento algum fala da
perda salvação, mas da perda participativa do reino e da recompensa, galardão.
a)
Entendemos que a salvação é pela fé e não por
correr uma carreira.
b)
A premiação está na forma legítima de correr. Só
os salvos é que correm.
c)
O prêmio é uma coroa (v.25).
d)
A perda do reino está no fracasso da corrida e o não ser
premiado no final. (v.27).
e)
O (v.26) diz qual o motivo de ser desqualificado
– O apóstolo tinha o propósito e a direção de correr com metas, não desferia
golpes no ar.
f)
O que devemos fazer para ganhar a premiação. “Esmurrar
o corpo e reduzir a servidão” (v.27).
g)
O apóstolo Paulo dominava o seu corpo e
controlá-va-o. As exigências do corpo, bem como as concupiscências da carne e
os excessos eram devidamente controladas.
“Vocês não sabem que todos os que correm no estádio, apenas
um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio” (1Coríntios 9:24).
“Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap. 2:10).
O texto não está dizendo
que é a vida, mas a coroa da vida, referindo-se
a prêmio, galardão. A vida se tem
pela fé. Quem não crer não tem a vida. Já a coroa se consegue pela carreira,
esmurrar o corpo e reduzi-lo a servidão. Se ao correr não tem premiação.
3 – Edificar com Deus – (1Co 3:14-15)
A coroa ou o prêmio, depende de
como estamos edificando. Se edificarmos com valores eternos, receberemos
galardão. A condição do homem é crer e trabalhar com aquilo que o Espírito
Santo tem trabalhado nele. Com esse texto dá-se a impressão de que a nossa
posição no reino não está decidida, está sujeita a mudanças e não é ainda asegurada.
4 – Ser diligente – (2Pedro 1:10) – “Por isso, irmãos, procurai, com diligência
cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim,
não tropeçareis em tempo algum”.
a)
Nossa vocação e eleição precisa ser confirmada.
Essa vocação e eleição diz respeito a nossa posição no reino de Deus.
b)
Isto tem implicações estreitas naquilo que
transcrevo do texto de 2 Pedro 1.
“por isso mesmo, vós, reunindo toda vossa diligência,
associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o
conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; coma
perseverança, a piedade; com a piedade,a fraternidade; com a fraternidade, o
amor” (2Pe.1:5-7).
A conclusão
dessa diligência será:
“Pois, desta maneira é que vos será amplamente suprida a
entrada no reino eterno de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo” (2Pe. 1:11)
Amém!!!!!
Romildo Gurgel
Romildo Gurgel
Entrar e ver o Reino. Uma vez tragados por ele, só ver quem entra, e, uma vez entrando, jamais sairão.
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