Tozer (p.181), teceu um comentário
que a maioria dos cristãos estão confessando uma meia verdade, quando dividem Jesus em salvador
e senhor e ficam na disposição do seu próprio encargo o critério de escolher se
ele será seu salvador ou o seu senhor. A sutileza na atualidade é grande, salvação
sem senhorio é meia verdade. Dar ênfase excessiva de um e subestimar o outro, altera o
resultado de um todo, sem que estejamos cientes disso, mas a bíblia é enfática
o que implica aceitar um e subestimar o outro. Esta meia verdade muda
completamente o foco e a leitura da bíblia sagrada, bem como sua interpretação.
O motivo do presente
texto é falar exclusivamente desta implicação, e levar o leitor a concluir que
não estamos só envolvidos com algumas funções de Jesus Cristo, mas com a
radicalidade completa da sua própria pessoa e tudo que inclui na proposta de
sua salvação.
Este ensino é de
tamanha importante porque em muitas comunidades religiosas acreditam em uma
divisão do Cristo salvador e do Cristo Senhor. Um pecador pode ser salvo, sem
submeter a Cristo como Senhor. Depois de salvo, parece haver outro apelo de
aceitar a Cristo como Senhor e passem a ter uma vida de vitória.
Leiamos a palavra:
“Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si
mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a
sua vida, perdê-la-á; quem perder a vida
por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro,
se vier a perder-se, ou a causar dano a sim mesmo? Porque qualquer que de mim e
das minhas palavras se envergonhar, dele se
envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória e na do Pai e
dos santos anjos” (Lucas.9:23-26).
Em resumo, o texto esta falando:
a) Para todos os seguidores de Jesus Cristo, pois quando ele fala, fala a
todos “Dizia para todos...”,
b) A expressão “seguir após mim”, segue a
lógica de caminhar por sendas andadas por Jesus. Ele é o padrão, a referência,
a sinalização, o caminho, bem com a VIDA DA NOSSA ALMA. O “eu” tem que ser
destronado e Jesus deve ser coroado em nosso interior, pela nossa submissão
completa a sua pessoa.
c) Posto no caminho seguindo os passos de Jesus, nossas preferências vão
querer se apresentar sem que perca a liderança, no entanto, implicará em seríssimos
problemas no futuro. “Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; quem perder a vida por
minha causa, esse a salvará”. O problema de separar a salvação do
senhorio dá nisso. Receber a pessoa de Jesus, é também deixá-lo assumir o
controle da liderança da nossa alma.
d) Se escandalizar da VIDA e das palavras de Jesus trará sérias implicações
ao seguidor quando ele vier buscar a sua igreja.
Perder a alma é a
mesma coisa de andar em uma estrada de mão dupla, se ganharmos iremos perder,
se perdermos iremos ganhar, conforme esta escrito: "Porquanto, quem quiser
salvar a sua vida, perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa, acha-la-á.
Pois, que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? ou
que dará o homem em troca da sua alma? (Mt.16:24-25). Aqui não se trata da salvação do
espírito humano, mas da ALMA. Da medida que perdemos nossa vida
nesta terra, avançamos na estrada, da medida que ganhamos, fazemos atalhos no
meio da estrada e retrocedemos. Entendo que a salvação é pela fé, e o galardão
é pelas obras. Na revelação das escrituras, não se ganha a salvação da alma
pela fé, mas é uma perseverança em estar debaixo da liderança do controle de
Jesus Cristo, confira as escrituras: “É na vossa perseverança que ganhareis as vossas
almas” (Lc.21:19), “Porque se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com
Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais estando já reconciliados,
seremos salvos pela sua vida;” (Rm.5:10); e ainda diz as
escrituras: “nós,
porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos entretanto, da fé,
para a conservação”. (Hb.10:39). Fé e
obras devem andar de mãos dadas. Fé é entrada, e obras é caminhada. Não devemos
entrar e seguimos com a alma intacta, isto não é uma forma adequada de se ter
Jesus. A proposta do evangelho de Jesus é ele reinar em vida na medida que
caminhamos. As nossas obras servem exclusivamente para galardão. Mas de
qualquer maneira, até mesmo elas foram preparadas de antemão, como escrito
está: “Porque
pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;
não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em
Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou
para que andássemos nelas (Ef.2:8-10 grifo meu), e ainda fala as escrituras: “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar
assim como ele andou” (1Jo.2:6). No entanto,
muitos salvos reinarão, haverá diferentes
funções no reino, alguns outros não chegarão a reinar.
SALVAÇÃO COMPLETA
A salvação na pessoa
de Jesus, envolver três áreas do nosso ser. Espírito, alma e corpo. E abrange
também toda a pessoa de Jesus Cristo e não só parte dele (fé e obras, entrada e
caminhada). A salvação precisa ser encarada nestas três dimensões humana, ela
deve ser completa, mas nem todos completam o percurso da estrada da salvação,
embora estejam salvos. Vejamos: Pela fé nosso espírito humano foi salvo. Já a
salvação da alma, é uma carreira que temos que correr, é processual,
gradativa, paulatina, estrada de mão dupla, é um negar e um perder a si
mesmo, é abraçar uma missão em obediência! Portanto devemos correr até ser
premiados. Como está escrito: “Não sabeis vós que os
que correm no estádio, todos na verdade, correm, mas um só leva o prêmio?
Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles
para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro
também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas
esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a
outros,não venha eu mesmo a ser desqualificado” (1Co.9:24-27). Note que o apóstolo aceita uma possível desqualificação. O corpo tem que ser esmurrado e ser colocado a serviço
de Deus, colocado também em obediência a Deus pela graça de Jesus.. PENSO que na
ressurreição alguma coisa poderá estar comprometida, conforme sugere o texto de
(Mt.18:8-9), visto que o texto aplica-se a disciplina do corpo, e o nosso tema
abranja a salvação na pessoa de Jesus, mas a regra para disciplina do corpo,
serve também para disciplina da alma, pelo menos em termo do mesmo processo,
visto que o corpo é administrado pela mente, e se tivermos a mente de Cristo,
essa amputação é feita primeiramente no interior até sair pelos gestos e
atitudes, conforme está escrito: "Se a sua mão ou o seu pé o fizerem tropeçar, corte-os e
jogue-os fora. É melhor entrar na vida mutilado ou aleijado do que, tendo as
duas mãos ou os dois pés, ser lançado no fogo eterno. E se o seu olho o fizer
tropeçar, arranque-os e jogue-o fora. É melhor entrar na vida com um só olho do
que, tendo os dois olhos, ser lançado no fogo do inferno (Mt.18:8-9). Acredito que se os olhos, as mãos, e os pés, forem
tratados aqui, nada será comprometido lá. A salvação do espírito é uma
providência de Deus, a salvação da alma, exige nossa renúncia e o destronamento
do “eu”, é um tratamento diário de quem irá assumir a liderança da nossa vida,
no aqui e agora. Já a salvação do corpo será no futuro, respaldada na justiça de
como estamos respondendo aos apelos da pessoa de Jesus Cristo em nossa vida. Na
ressurreição restará da nossa alma unicamente o que foi tratado por Jesus.
O texto mais elucidativo no lugar de (Mt.18:8-9) é o de (1Co.4:12-17), porque aqui fala que as nossas obras serão provadas pelo fogo, no entanto
apliquei (Mt.18), para demonstrar
como o processo ocorre também no interior da alma humana, como as escrituras
prescreve dizendo: “Por isso não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem
exterior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia.
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso
de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas cousas que se veem,
mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem
são eterna”(2Co.4:16-18). Caso contrário, a alma
intacta, sem tratamento, embora esta pessoa esteja salva, sua alma sofrerá um
abatimento na vinda do Senhor. Claro que as amputações da alma no presente, são
imediatamente substituídas pela vida da graça de Jesus, visto que, a graça da
revelação tanto amputa a vida da natureza pecaminosa como dá novos membros, substituindo
os amputados, como está escrito: "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do
tempo presente não são para comparar com a glória por vir a ser revelada em nós”
(Rm.8:18). Nossas almas enquanto
estivermos por aqui, é colocada na revelação da verdade e o que resta da vida
natural, será colocada em determinado grau de sufrágio até perder-se completamente
(toda morte é proveniente do inferno, muito embora na prática da fé tomamos a
morte substitutiva do Senhor), havendo alguma amputação
aqui, obteremos a vida de lá, já podendo desde então ser
desfrutada nessa vida um certo grau da ressurreição de Jesus Cristo. Sobre este
processo o apóstolo ainda diz: “Porque nós que vivemos, somos sempre entregues à morte por
causa de Jesus, para que também a vida de Jesus, se manifeste em nossa carne
mortal. De modo que em nós opera a morte; mas em vós, a vida” (2Co.4:11-12). E ainda fala as escrituras: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação,
produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, (2Co.4:17). “Porque
para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não são para comparar
com a glória por vir a ser revelada em nós" (Rm. 8:18). Ainda continua
o mesmo apóstolo dizendo : “Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à
lei, por meio do corpo de Cristo, Para pertencerdes a outro; a saber, aquele que
ressuscitou dentre os mortos, e deste modo frutifiquemos para Deus. Porque,
quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela
lei, operavam em nossos membros a fim de frutificarem para a morte. Agora,
libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo
que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra” (Rm.7:4-6).
FINALIZANDO
ACREDITO que todos
os salvos em Jesus Cristo estão passando por esse processo da salvação da alma.
É uma refinação contínua. É um caminhar
intenso e profundo. Penso que a justiça de Deus será assim na segunda vinda de
Jesus a esta terra: Quem muito perder a alma, muito ganhará, quem muito ganha
muito perde, porém este será salvo, com alguma coisa comprometida ou
extremamente suprida. Pois a questão em foco está em nossas práticas
progressivas das graças concedidas no nosso caminhar, PENSO AINDA que, os
nossos espaços participativos no reino milenar de Jesus Cristo, está na forma
de como estamos lhe dando com a graça obediente. Nossa privação em muitas áreas
em termos de trabalho e do privilégio de participar do reino de Cristo, reside
na refinação de Jesus liderar nossas almas. Portanto, o alerta bíblico é que poderão
ser concedidas ou vedadas a nossa
premiação na inauguração dessa nova era do reino milenar de Jesus Cristo aqui
nesta terra.
Amém
Romildo Gurgel
Tarde de 18/08/2012
Tarde de 18/08/2012
BIBLIOGRAFIA
1 – Bíblia Vida Nova
2 – Chave Bíblica
3 – Tozer, A.W. Verdadeiras profecias. Ed. dos Clássicos,1ª Edição 2003.
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