sábado, 28 de julho de 2012

DINHEIRO, UM VILÃO QUE PRECISA SER COLOCADO DEBAIXO DO SENHORIO DE CRISTO




Um assunto preocupante que esta assumindo um grau de considerável importância é a questão de como lidar com o dinheiro e as riquezas. Para algumas  comunidades este é o assunto central, tudo gira em torno do dinheiro. Interpretar o espírito do dinheiro acredito eu, esta sendo uma situação emergente em muitas comunidades e na vida de muitos cristãos sinceros.
A Bíblia apresenta o dinheiro  como um senhor, cheio de exigências, ele exige tempo, amor e dedicação, como está escrito: “ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt.6:24).  Esse vilão tem seus líderes que influenciam e se colocam no exercício de autoridade nas pessoas que executam seus apelos. O dinheiro (é um senhor) e tem pessoas sob sua liderança!
O problema do dinheiro, não é o dinheiro em si, mas a forma que lhe damos com ele, pois o dinheiro é um mal necessário, todos precisam, até o pobre estende sua mão necessitada. O  dinheiro, a posse e a riqueza, podem ser um instrumento tanto de Deus como do vilão.  A pergunta é, quem esta no controle, Deus ou mamon? A atitude interior de como estamos lidando com o dinheiro é que dirá a quem estamos nos submetendo como senhor em nossas vidas, como está escrito: “ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” (Mt.6:24). No sistema em que vivemos tudo é mensurável, todas as coisas possuem um peso, uma medida um valor, um custo, um preço. Até mesmo os apóstolos do Senhor, no bom uso da palavra utilizaram uma linguagem comercial para que pudéssemos entender as entrelinhas do projeto  de salvação da humanidade, como está escrito: “Pois vocês sabem  que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,” (1Pe.1:18-19). Aqui esta claro que o vilão perdeu a liderança, quando fomos comprados pelo preço que Jesus pagou  em  se  oferecer a  morrer em nosso lugar.  E quanto a nós, o uso do dinheiro para ser salvo, não vale absolutamente nada.  A escritura nos diz que a salvação é um dom concedido gratuitamente, não gastamos nada e não pagamos preço nenhum para obtê-lo,  foi Jesus que fez isso, confira: “pois pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef.2:8-9).  A fé no sacrifício vicário de Jesus Cristo assume o controle e o senhorio de tudo que somos e venhamos a possuir, expulsando o vilão do controle da nossa antiga submissão.  Como cristãos, não devemos permitir que o nosso coração se inflame  pelo amor ao dinheiro, as riquezas e o poder. Todas essas coisas poderão ser utilizadas sem que permitamos que elas assumam a liderança de nossos corações. Todo cristão, devem saber ainda, que o que implica em torno desse assunto é o amor, conforme está escrito: “Porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé, e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (1Tm. 6:10 , grifo meu).  Na sequência do texto, o apóstolo Paulo manda exortar aos ricos desse século, que não depositem sua esperança na instabilidade das riquezas, visando colocá-los debaixo do senhorio de Cristo, que é o empoderador da  verdadeira vida, como está escrito: “ Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento. Que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir.  Que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida” (1tm.6 17-19).  

Amém,

Romildo Gurgel

3 comentários:

  1. Mamon é um senhor cruel e sem misericórdia.

    Por questionar sobre a aplicação deste na igreja, hoje estou impossibilitado de manter comunhão com meus outros irmãos nas congregações. Dirigentes foram orientados a não me receberem e nem de terem contato comigo. Uns poucos que tentaram ser solidários comigo e minha família estão pagando o preço por desobedecerem a liderança neste particular.

    Sou assembleano há 25 anos e não sei até quando, pois, por causa disso, fui advertido de disciplina.

    Estou aguardando, mas, se for disciplinado, não fará diferença, assim como a excomunhão de Lutero não deu em nada.

    Meu blog:
    http://www.crentefeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir