domingo, 22 de julho de 2012

COISAS QUE DEUS ABORRECE




(Provérbios 6:16-19) diz: "Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos”.
Uma observação interessante nesta lista de pecados é que três delas se referem ao pecado da língua: Língua mentirosa, testemunha falsa e o que semeia contendas entre os irmãos.
A palavra aborrecer tem o significado de ter aversão, detestar, abominar. Quando as escrituras diz que aborrece e abomina alguma coisa, devemos prestar atenção vigiando para que não existam estas coisas em nossas vidas.


Olhos altivos
Olhos altivos são olhos elevados, altos, arrogantes, orgulhosos e presunçosos. A mais simples comparação de se achar superior  a outras pessoas, denota-se a manifestação da altivez propriamente dita. Deus sempre condena a arrogância dos homens, pois ela contraria a sabedoria divina. Em (Provérbios 8:12-13) esta escrito: "Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos. O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço”. Você poderá ser um chefe de setor no seu trabalho,  um empresário bem-sucedido ou líder na sua comunidade, sem ser orgulhoso. Um dos alvos na vida cristã deveria ser o de vencer o orgulho e a altivez. Como o apóstolo Paulo escreveu: "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão" (2 Coríntios 10:4-6).


Língua mentirosa
Na epístola universal de Tiago, todo o capítulo três foi escrito com o propósito de diagnosticar esse pecado. Uma simples observação do texto,  se percebe que a saúde do corpo físico, ou até mesmo do corpo da Igreja, esta no controle de saber usar a língua.Tiago diz ainda que se o homem não tropeça no falar, é perfeito sendo capaz de dominar o seu próprio corpo. Tanto o que fala, bem como o que ouve, o resultado deste relacionamento estará no estado de saúde físico-emocional de ambos. Pois todos nós sabemos que só basta um pouco de fermento para levedar toda uma massa. Mas, se tal homem tropeça no falar, poderá contaminar o corpo por inteiro. Como se vê, este é um mal que acompanha até mesmo o mais consagrado crente.  O servo de Deus deverá abandonar a mentira e busca a lei do Senhor (Salmo 119:163). Da mesma maneira que Deus aborrece a mentira, a pessoa justa também deve ao menos aborrecer (Provérbios 13:5).


Mãos que derramam sangue inocente
Deus detestava a violência dos homens. Em (Gênesis 6:13), Deus destruiu os homens com o dilúvio por causa da violência. Em (Provérbios 24:1-2), ensina que o servo de Deus deve procurar ficar longe de pessoas violentas: "Não tenhas inveja dos homens malignos, nem queiras estar com eles, porque o seu coração maquina violência, e os seus lábios falam para o mal”.
Pelos jornais que lemos e assistimos, a violência é alarmante em nossa sociedade. 
A pessoa que condena o justo ou justifica o ímpio mostra injustiça e é abominável para o Senhor (Provérbios 17:15; 18:5). Para evitar tal injustiça, devemos lembrar do conselho do sábio em (Provérbios 18:17)  - "O que começa o pleito parece justo, até que vem o outro e o examina”. O homem justo procura ouvir ambas as partes antes de julgar. Jesus disse: "Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça" (João 7:24).


Coração que trama projetos iníquos
Homens arrogantes preparam armadilhas contra o justo. Eles costumam estender suas redes no seu caminho armando ciladas e fazendo com que vários aliados participem de tal projeto. No geral apagam a luz do justo acendendo a sua própria. A intenção da atitude impia  esta na utilização das leis  da verdade de uma maneira hipócrita, sem ter a menor relação participativa e transformadora que ela propõe. A  semelhança disso é aquilo que Jesus disse para os escribas e religiosos fariseus de sua época, como esta escrito: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora se mostram belos, mas interiormente estão cheios de hipocrisia  e de iniquidade” (Mt.23:28). São sepulcros caiados, por fora podem estar revestido do melhor mármore, mas por dentro é que reside sua iniquidade sem ser tratada. Para se entender melhor a atitude de Deus sobre o "coração que trama projetos iníquos", Confira  também o texto do (Salmo 50:16-23) que diz: “Mas ao ímpio Deus diz: Que direito você tem de recitar as minhas leis ou de ficar repetindo a minha aliança? Pois você odeia a minha disciplina  e dá as costas às minhas palavras! Você vê um ladrão, e já se torna seu cúmplice, e com adúlteros se mistura. Sua boca esta cheia de maldade e a sua língua formula a fraude. Deliberadamente você fala contra o seu irmão e calunia o filho de sua própria mãe. Ficaria eu calado diante de tudo o que você tem feito? Mas agora eu o acusarei diretamente, sem omitir coisa alguma. Considerem isto, vocês que se esquecem de Deus; caso contrário eu os despedaçarei, sem que ninguém os livre. Quem me oferecer sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos”.


Pés que se apressam a correr para o mal
Deus criou o homem para que ele apresente o seu corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (cf.Rm.12:1-2). Nessa lista de coisas que Deus aborrece, os primeiros cinco itens possui uma descrição de partes do corpo humano que ajudam a discernir como os ímpios as utilizam,  (olhos, língua, mãos, coração e pés). São partes integrantes de todo homem, independentemente de como eles a utilizam. Portanto, o pecado é como imã que atrai os ímpios. Quando a pessoa cede à tentação e corre para o pecado, ela é rejeitada por Deus (Salmo 34:16). Salomão nos adverte sobre o perigo de entrar no caminho dos malfeitores: "Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue" (Provérbios 1:15-16). O verdadeiro discípulo tem que aborrecer o mal e ser amigo do bem (Provérbios 8:13; Tito 1:8). Deixo aqui alguns conselhos:
a)      Para os seus olhos“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!” (Mt.6:22). Há um outro apelo ensinado por Jesus mais radical ainda: “Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno” (Mt 5:29).
b)      Para a sua língua – (Leia todo o capítulo de Tiago 3).Você extrairá daqui lições preciosas.
c)      Para as suas mãos – “E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno” (Mt. 5;30).
d)      Para o seu coração – “Acima de tudo,  guarde o seu coração, pois dele depende toda sua vida” (Pv.4:23)
e)      Para os seus pés – “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Sl.119:105).


Testemunha falsa que profere mentiras
Duas vezes nessa lista de sete itens, Deus inclui a mentira. Não podemos exagerar a gravidade desse pecado. Deus é verdade, e a mentira não vem dele (João 8:44). Mentiras não são brincadeiras. Temos que aprender falar a verdade sempre e exclusivamente (Efésios 4:25).


O que semeia contendas entre irmãos
Mais uma vez, encontramos nessa lista um pecado que envolve, principalmente, o uso errado da língua. Contendas são obras de maldizentes. "Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda" (Provérbios 26:20). Há, infelizmente, pessoas neste mundo que se ocupam falando mal dos outros e semeando contendas. Deus detesta tal comportamento. Em (Rm 1:29), o apóstolo Paulo chama esses de bisbilhoteiros (indivíduo que procura saber da vida particular e das atividades alheias, dic. Eletrônico Michaelis), a vida deste é debulhar a vida do próximo com eloquente facilidade“Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros”.  A contenda esta incluído  entre os piores dos pecados.
A soberba é uma das fontes das contendas que dividem irmãos  em (Provérbios 13:10) diz: "Da soberba só resulta a contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria. Ainda em  (Provérbios 17:19) afirma o mesmo fato: "O que ama a contenda ama o pecado; o que faz alta a sua porta facilita a própria queda”.
Contendas são fáceis de começar e difíceis de terminar. Como um pequeno buraco numa barragem facilmente sai do controle da pessoa que o fez, uma pequena contenda cresce de tal maneira que ninguém consegue freá-la. "Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas" (Provérbios 17:14). A melhor maneira de resolver uma briga é não começá-la. Se depender de você, tenha paz com todos os homens.


Finalizando
Quando Deus diz que detesta essas sete coisas, está querendo nos dizer que as pessoas que o amam farão de tudo para tirar todos esses pecados da própria vida. Nós como cristãos, devemos definitivamente amar o que Deus ama e detestar o que Deus detesta. Que Deus nos ajude a vivermos livres das coisas que ele detesta.

Romildo Gurgel

Bibliografia:
1 - Bíblia Sagrada NVI
2 - Bíblia Vida Nova – Revista atualizada, Edições Vida Nova
3 - Chave Bíblia –Sociedade Bíblica do Brasil
5 – Dicionário Eletrônico Michaelis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário