segunda-feira, 11 de junho de 2012

VERDADE SOBRE OFERTA SECRETA




A oferta secreta diz respeito a sensibilizações dos santos as necessidades dos cidadãos do reino dos céus. Em ( Mateus 6:1-4)  São ensinados dois princípios divinos que compõe os atos justos do povo de Deus. O primeiro é dar esmolas, o que também significa ofertar, pois é por meio da oferta que temos a graça de participar do cuidado aos crentes. O segundo princípio é fazê-lo em secreto, afim de que sejamos recompensados por Deus. A chave da recompensa que virá por Deus está em resguardarmos de exercer justiça para serem vistas pelos homens. Portanto é preciso criatividade por parte do ofertante em manter sigilo em seu ato de ofertar. Aqui a recomendação aponta para seriedade de se praticar em completo sigilo, sem que ninguém fique sabendo. A oferta que não  é sigilosa todos ficam sabendo quem as deu, e a sigilosa está em ser feita entre o ofertante e Deus, embora envolva uma terceira pessoa ou mais, mas nem esses deverão ficar sabendo quem as ofertou. No (vs.4) diz que quem oferta sigilosamente será contemplado por Deus e recompensado por Ele. Ninguém deve saber, ninguém mesmo.  Mesmo que sua mão esquerda (o amigo mais piedoso, ou até mesmo os da sua família) não deverá sabê-lo. Caso contrário o Senhor diz que se isso vazar, não será recompensado por Ele. Aqui nos são ensinadas duas formas de recompensas, as dos homens e a de Deus. O impacto da oferta secreta está em ser recompensado por Deus. A recompensa humana vem através de alguns louvores de agradecimentos por quem as recebeu. Você poderá ser reconhecido pela comunidade como uma pessoa piedosa e sensível a dor alheia, todavia estes reconhecimentos são de meros louvores humanos (cf. Mt.6:2). Querido leitor, tente ofertar de uma forma sigilosa, não percebida, seja criativo, e assista as ações de graças daqueles que receberam no anonimato e veja toda comunidade glorificar a Deus pela assistência e suprimento,  um milagre de Deus e descubra  que tipo de sentimento (recompensa) o Senhor colocará dentro de você. Na oferta sigilosa o glorificado é Deus e quem é galardoado é você. ESTA EXPERIÊNCIA SERÁ GRANDE E MARCANTE. Somente os que praticam isso no sigilo são recompensados. Você nunca mais será o mesmo, acredite e pratique. Eu não vou lhe dizer o que vai acontecer. Experimente você mesmo. Leia o texto completo sobre esse assunto e boa prática.

 “Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte não tereis galardão junto de vosso Pai que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo: Eles já receberam por completo a sua recompensa. Tu, porém, ao dares esmola, não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita, Para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”(Palavras ensinadas por Jesus Cristo em Mateus 6:1-4).

Em Cristo
Romildo Gurgel

atualizado em 25/06/2012

Um comentário:

  1. Graca e paz a todos,eu nunca vi ninguem falar deste assunto com tanta sabedoria,e exatamente dessa maneira que eu entendo este assunto,vou imprimir,vou divulgar,e que Deus abencoe asua vida.

    ResponderExcluir