domingo, 3 de junho de 2012

A ESCOLHA CERTA FARÁ DIFERENÇA PELO RESTO DA SUA VIDA



O que escolhemos fazer mudará nossas vidas. Além das nossas decisões serem uma consequência do que acontecerá, ela se apropriará do contexto que vivemos.
MEYER( p.119),  faz um resumo bem interessante sobre as quatro maiores escolhas que tomamos na vida. Vejamos:
1ª – Onde você passará a eternidade.
2ª – O que você fará quando descobrir o destino dado por Deus.
3ª – Com quem você irá se casar.
4ª – Como você criará os seus filhos.

A primeira escolha esta relacionada com a grande e maior decisão de você abrir o coração para caminhar com Jesus na sua vida. Esta caminhada será o triunfo sobre o pecado, sobre o mundo (sistema) e satanás. Jesus promete em sua palavra de darmos vida e vida com abundância. Foi para isso que ele se encarnou, para comprar para Deus todos os povos, línguas e nações por intermédio do sacrifico de sua morte na cruz. Toda humanidade precisa entender o significado da morte do senhor e abrir o coração e ser salva. A escolha e a decisão é sua. Deus nos deu a liberdade de escolhê-lo ou não. Essa primeira escolha fará toda diferença no que implica as outras demais escolhas.

A segunda escolha esta ligada com a primeira. Porque  a destinação de sua vida conta com a participação ativa de Deus na sua jornada. Caminhar com Jesus é seguir os seus passos e ser supervisionado pelo Espírito Santo constantemente. Isto afetará diretamente na sua profissão, negócios, finanças, relacionamentos, etc. Deus promete em ajudar  em nossas fraquezas, o Espírito Santo é a força consoladora, em todas as nossas atividades, será o nosso guia, transformação e confirmação. Deus diz: “Eu é que sei que pensamento tenho a vosso respeito, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais (Jeremias 29:11). Apesar disso, é você que fará a escolha quanto ao destino que Deus lhe dará. A decisão é sua em seguir os planos dele para sua vida.

A terceira escolha precisa de muita atenção, já que, certamente, ela afetará positivamente ou negativamente cada área de sua vida. A escolha de um companheiro(a) não é algo para se fazer precipitadamente! Deve-se gastar um tempo substancial em oração a fim de que você confie em Deus para encontrar o seu par perfeito. É preciso conhecer pela palavra de Deus (Bíblia), quais os ensinamentos expostos ali para que você  tenha uma  base referêncial de qual o perfil do seu futuro companheiro(a). O salmista disse: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos” (Salmo 119:105). A palavra de Deus é o padrão por excelência para você encontrar o seu companheiro(a) segundo a vontade de Deus. Mas a decisão ainda continua sendo sua. Seja sábio(a)  e tenha esta opção.

A escolha final é acerca de como você vai criar os seus filhos. Nosso filhos não nascem com problemas de comportamento. Elas vão adquirindo ao longo da educação, ao longo do convívio com os pais. Educar ainda é a principal tarefa dos pais e da família, muito embora as crianças permaneçam a maior parte do tempo na escola, nas suas atividades curriculares. A rotina de cuidar com limites, são as regras que vão dar uma forma, uma ordem, uma organização, tanto da vida cotidiana, quanto na educação espiritual e psicológica da criança e ela vai crescendo com uma maior segurança, pra lidar com as questões afetivas, emocionais, familiares, e no mundo externo. A seriedade desse assunto se revela em algumas indagações questionadas em nossas igrejas. Como por exemplo: Quais os limites hoje dessa juventude tão avançada?  Até quando dizer não e até quando dizer sim? Como estamos preparando os nossos filhos para a o futura construção das famílias deles? As famílias cristãs são co-responsáveis de ensinarem a criar os seus filhos no temor do Senhor e nos padrões construídos por Deus para a sociedade.

“Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravisadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Assim poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada. Da mesma maneira, encoraja os jovens a serem prudentes. Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade, use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós” (Tito 2:3-8).

A Bíblia diz: “ ...aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl.6:7).

Fique na Bênção do Senhor.

Romildo Gurgel

Fontes:
1 - Paul J.Meyer, 25 chaves para o sucesso. Socep editora. 2005
3 – Biblia Vida Nova – Sociedade Bíblica do Brasil
4 – Bíblia Sagrada - NVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário