domingo, 2 de junho de 2013

EDUCAÇÃO NO ESPÍRITO


Romildo Gurgel

A educação ocorre de uma forma enigmática, como um reflexo de um espelho. Se ficarmos na frente de um espelho, observamos a nossa aparência, e ela refletirá a nossa imagem. A imagem é o reflexo de uma realidade visual, sem que ela mesma seja uma realidade, mas apenas uma transmissão visionária da aparência. Pela imagem refletida, podemos observar muitos detalhes, porém, o reflexo jamais poderá ser retocado ou alterado, apenas a realidade é que pode ser vista. O retoque é como um reboco aparente de uma maquiagem exterior, que pode ser também uma camuflagem. O ensino no Espírito é refletir a glória da imagem de Deus como por um espelho. Mas somente quem é mudado é que percebe a diferença e contempla esse reflexo, pois terá olhos aguçados, diferentes, e quando compara com o seu próprio ser, perceberá a transformação que foi incluída no velho reflexo.  A realidade de Deus é revelada por intermédio do Espírito Santo que habita em nós, cujo reflexo transmite como impressões da imagem de Deus.
O ensino espiritual parte da observação desse reflexo obscuro, mas real. Contemplar o nosso rosto, é ver nossa condição de pecadores, é expor o rosto que o espelho refletirá, a partir daí,  se evidencia a  norma da Lei, que encerra todos debaixo do pecado. O reflexo que  é espiritual, poderá servir de um condutor a Cristo, que na relação entre mestre e discípulo  poderá transformar o coração e aformosear o rosto.  O ensino de Cristo, é feito por esta pedagogia através do Espírito Santo.

"E, assim  como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial" (1Coríntios 15:49)

“a todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito” (2Coríntios 3:18).

"Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência". (Tiago 1:23-24)



Romildo Gurgel

Nenhum comentário:

Postar um comentário