sábado, 15 de junho de 2013

VIDA ATRAVÉS DA MORTE


 Romildo Gurgel

Se você morrer antes de morrer, não haverá a mínima chance de morrer depois.

“Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” (Romanos 6;3-4).

Somos chamados para morrer. Morrer para nós mesmos e viver para Deus. O que está na moda e faz tempo é o que chamo de graça barata, sem cruz, sem dor, sem arrependimento e sem novo nascimento. Favorecer esse cristianismo barato não é o cristianismo legítimo proposto e ensinado por Jesus Cristo e seus apóstolos.
Cada um de nós vive uma tensão entre metanóia (arrependimento, conversão) e paranoia (sentimento de desconfiança e mal funcionamento). Caminhamos na pista estreita entre fidelidade e a traição. Nenhum de nós está imune de um discipulado falsificado. O evangelho da graça barata dilui a fé  numa mistura morna da Bíblia, espiritualidade essa que não  traz nenhuma semelhança com o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

O batismo é uma figura simbólica que traduz o testemunho da nossa morte e ressurreição em Jesus Cristo.

A nossa justificação poderá ser lida através de um testemunho publico de um batismo nas águas, pois em  Jesus Cristo  morremos  a sua morte  e ressuscitamos pela sua vida. As escrituras nos diz: 
"Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos" (1Timóteo2:11); 

"Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus" (Colossenses 3:3).

E ainda diz as sagradas escrituras:
“porquanto quem morreu, justificado está do pecado.  Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos” (Rm.6:7).

Qual é a nossa atitude frente a esta verdade?
Temos que considerar ou levar em conta essa verdade, fazendo com que mediante a  fé, venhamos a viver para Cristo. A fé em Cristo, opera tanto a morte como a vida. Como está escrito:
“Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus” (Romanos 6:11).

Como essa verdade se processa em nossas vidas?

Trazendo consigo o morrer de Jesus mediante a fé!!  Morrendo através dessa consideração, faz com que levemos essa morte em nosso corpo, para que também a sua vida se manifeste através daquilo que morremos nEle. 
“Levando sempre no corpo o morrer de Jesus para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. De modo que em nós opera a morte; mas em vós, a vida” (2Coríntios 4:10-12).

Que o Senhor tenha misericórdia de nós
e faça com que essa verdade seja a nossa vida.


Romildo Gurgel

Nenhum comentário:

Postar um comentário