quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

VIGIAI E ORAI

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade,
está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus.26:41).

Ninguém espera ser tentado em um ambiente religioso. Não, nem pensar!!!  Isto porque todos acreditam que tudo que acontece ali, foi orado, planejado e tem os pastores e os mestres que conhecemos que são homens de Deus e se espera contar com a aprovação de Deus em tudo que for ensinado alí.

No início a igreja era uma comunidade de homens e mulheres centrada no Cristo vivo. Cristo era a centralidade de todos os atos da reunião, tudo girava em torno do Cristo vivo.  Então, a igreja mudou-se para a Grécia, e aos poucos foi se transformando em uma filosofia. Em seguida, mudou-se para Roma, onde se tornou uma instituição, o imperador  Constantino fez com que a igreja se tornasse a religião oficial do seu império. Depois, mudou-se para Europa com a roupagem dos padrões instituídos, onde se tornou uma cultura religiosa popular, muitas igrejas foram abertas com esses mesmos padrões. Mais tarde, mudou-se para o continente americano, a igreja foi levada conservando os padrões instituídos e através dos anos foi incorporando no seu seio diversos modelos de empresas (a partir daí, diversos modelos de igrejas começaram a surgir numa variação enorme como nunca visto). O evangelho chegando ao Brasil e depois que a população de evangélicos chegou a 23% da população brasileira está se transformando em um grande negócio. Alias, depois desta aceleração numérica, estão fazendo com que os seus frequentadores tenham uma religião sem a ênfase transformadora do Espírito Santo. Os escândalos que isso está causando é grande...  O evangelho do reino está sendo substituído pelo evangelho dos negócios, a evidência é a vontade do próprio ventre. Quem é glorificado é quem recebe a bênção, nunca Deus. Agente houve de tudo.  

Existe muita gente sincera e honesta no meio evangélico brasileiro, mas muitas igrejas históricas estão se deixando vencer por esta dissimulação. O que ocorre é que, o velho “mamom”  advertido por Jesus conseguiu ter voz em bom tom nas igrejas. O dinheiro e a busca por bens materiais que está sendo pregado se transformou no maior concorrente da verdade revelada da palavra de Deus.  A transformação de Deus ocorre no coração do homem,  na boa terra como Jesus ensinou dizendo: “o que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera” (Mt.13:22).  Jesus deu o exemplo da resistência  de uma palavra  hibrida, quando foi tentado enquanto  orava no deserto (Mt.4:1-11) - “Levou-o o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles, e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares” (v.8), bem como no sermão da montanha em (Mt.5:4) dizendo: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um, e amar ao outro; ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”. A astúcia do diabo na atualidade, é ter voz e doutrina nos ambientes religiosos e fazer com que os fieis se deixem ser levados para olhar o mundo em sua volta e se curvarem pedindo  a Deus  a vontade do seu próprio ventre.

Que o Senhor tenha misericórdia
e nos ajude.

Romildo Gurgel

Nenhum comentário:

Postar um comentário