sábado, 5 de maio de 2012

ESPÍRITO SANTO, uma promessa do Pai e uma promessa do Filho



Romildo Gurgel

LEITURA BÍBLICA:

(JL 2:28) - E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;
(JL 2:29) - até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.


(JO 14:16) - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,
(JO 14:17) - o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
(JO 14:18) - Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.
(JO 14:19) - Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.
(JO 14:20) - Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.
(JO 14:21) - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.

                A palavra promessa  na bíblia, mas precisamente na velha aliança teve  a sua legitimidade na nova aliança, apensar de algumas delas terem  sido cumpridas em parte na antiga aliança, agora esta  usualmente envolvida nos seus principais contextos neotestamentários conjuntamente com a graça, e é contrastada com o esforço da prática da lei doutrinada  (especialmente nos relatos que o apóstolo Paulo fez ao escrever sua carta aos  Romanos capítulo 4 e aos Gálatas  capítulo 3).
A promessa do Espírito é um dom gratuito, sem preço, sem custo ou condição. O que as escrituras diz sobre o Espírito Santo, sempre  é uma dádiva graciosamente outorgada e não um penhor obtido através de uma negociação.
Aqui em particular, pretendemos esclarecer alguns pontos que merecem bastante consideração  para que não venhamos cair em erro de interpretação, onde alguns andam misturando textos que não são contextos. Ao estudar sobre o derramamento do Espírito, observei que na bíblia existem duas promessas que são bastante distintas, que aparentemente parecem ser o mesmo derramamento, mas a verdade é que não é .  Isto porque a ocasião do cumprimento da promessa do Pai, só foi cumprida  após o Filho fazer com  que seus discípulos recebessem o  consolador prometido por Ele, como é relatado no evangelho de (João 14:16) “... outro consolador”. Note que por ter Deus mencionado primeiro a sua promessa em Joel, não significa que Ele teria que derrama-lo  primeiro. O consolador prometido por Jesus no evangelho de João é que foi derramado primeiro acontecendo logo após a ressurreição do Senhor. Aparentemente a visão que temos ao ler  as promessas parecem ser algo bastante semelhante ao  tratar-se do mesmo assunto, porque ambas as promessa mencionam o  Espírito Santo, isto é certo, mas o que se deve levar em conta é a função e a ocasião que foram derramadas, e não misturar os textos. Ambas as promessas possuem funções diferentes e não se trata do mesmo derramamento, como veremos isto mais detalhadamente adiante. A primeira promessa de Joel, por ser a primeira, foi derramada por ultimo na ocasião da festa de Pentecostes em Jerusalém, e a ultima prometida pelo Filho o consolador foi derramado primeiro nos dias que se seguiram após a ressurreição de Jesus. Entendemos pela palavra que o alvo da  promessa de Joel é prover  o povo de Deus para  levar a cabo o seu plano no que diz respeito a Nova Aliança sendo como parte fundamental para  equipar e  dá habilidade para a conclusão do tempo da Graça como responsabilidade da Igreja. Por sua vez, entendemos que a promessa do Filho diz respeito a introdução do Espírito dentro dos discípulos formando o Seu corpo em expressão da Igreja, tornando-se um com eles (1Co.6:17).
(1CO 12:13) - Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos  nós  foi dado beber de  um só Espírito.
Observe que a Igreja só é Igreja (corpo), quando ela recebe o Espírito e bebe desse Espírito. Todos receberam desse Espírito para formar um só corpo. Essa entrada do Espírito é também chamada de Batismo , isto porque o Espírito (pessoa) passa a habitar no crente e o introduz  fazendo-os com que sejam  Igreja  (corpo). Quando bebemos do Espírito, é porque bebemos também a palavra, porque a palavra também é Espírito e vida. A introdução do Consolador (Espírito da verdade) dentro dos santos, faz com que todos os santos indistintamente de raça, bebam de um mesmo manancial de vida (Espírito). O Consolador é único como a promessa do Filho, e diz respeito a pessoa do Espírito Santo habitando no crente, onde a partir de então, poderemos receber  a promessa do Pai, que também foi  derramado pelo Filho, quando o Filho a recebeu do Pai quando foi glorificado (Jo.7:39).

EXAMINANDO AS DUAS PROMESSAS


A primeira promessa é a do Pai (V.T.)
            Joel 2:28-29
(JL 2:28) - E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;
(JL 2:29) - até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.
           
A Segunda promessa é a do Filho (N.T.)
 João 14:16-17
(JO 14:16) - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para   sempre convosco,
(JO 14:17) - o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco (na pessoa de Jesus) e estará em vós (após a ressurreição)

                A promessa do Pai como já vimos, dentro da linha do derramamento do Espírito, por ser a primeira, foi a ultima a ser estabelecida, isto porque o Espírito Santo da Promessa só poderia vir quando o Filho fosse glorificado.

(JO 7:39) - Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.

Como poderemos discernir qual das duas promessas que o texto  esta se referindo que viria quando Jesus fosse glorificado ?  Aqui não se trata da promessa do Filho.  O Espírito que o  texto esta se referindo, é o Espírito Santo da promessa profetizado pelo profeta Joel. No discurso de Pedro após o derramamento do Espírito no dia da festa de Pentecostes, quando o povo zombava dizendo que eles estavam embriagados, Pedro levantou a voz e disse que estes homens não estavam embriagados como alguns estavam pensando, e depois de discorrer sobre a promessa de Joel 2, falou sobre a morte  e a ressurreição e a glorificação de Jesus dizendo: sendo exaltado (Jesus), pois a destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis” (Atos.2:33). Aqui, o apóstolo esta retratando o cumprimento da promessa de Joel 2, com a visão que isso aconteceria quando Jesus fosse glorificado conforme  esta escrito assim: “Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado” (João 7:39).
Observamos então que são apontadas  duas  condições fundamentais para que a promessa acontecesse para os discípulos : A  primeira é a condição posicional do Senhor (glorificado) e a Segunda é a (posição dos discípulos)) de crer, esperar para receber. A  posição dos discípulos crerem na promessa foi seguida de esperar  porque senão não receberiam. Para que o Espírito Santo da promessa fosse derramado, seria necessário que Jesus fosse primeiramente glorificado a destra de Deus e primeiramente Ele recebesse a promessa do Pai. E para que acontecesse isto, Ele teria que passar pela morte, ressurreição, ascensão e glorificação. A espera foi somente um processo inicial até que o Filho recebesse a promessa das mãos do Pai. Na atualidade, a condição para se receber resume-se uma palavra pequena,  crer  (Mc.16:17).
 A promessa do  Filho (outro Consolador), foi a primeira a ser estabelecida que ocorreu na ocasião da Sua ressurreição e  quanto a  promessa do Espírito Santo (batismo no Espírito Santo),  foi  estabelecida também pelo Filho quando a recebeu do Pai .  Tanto o Consolador prometido pelo Filho como a Promessa do Espírito (Batismo no Espírito Santo), foi derramado pelo Filho. Como se dá para ter noção, os dois derramamentos não aconteceram simultaneamente.  A promessa do Espírito Santo houve participação de Jesus diretamente, como canal para os discípulos  receberem. Deus quando entregou a promessa a Jesus, Ele a fez derramar aos que estavam esperando em Jerusalém, conforme pedido que esperassem a promessa de seu pai, conforme este escrito (cf. Lucas 24:49; Atos 2:5-13).



A   VINDA  DO  CONSOLADOR  COMO A PROMESSA DO FILHO
               
(JO 16:7) - Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.

                               Atente que o verso 7  acima diz que a condição para  que venha o  consolador  teria que o Senhor ir. Quando é que  Jesus foi ?   Ele foi quando entregou o Seu espírito ao Pai na cruz (Lc.23:46).  O consolador diz respeito ao Espírito  da verdade que o mundo não pode receber e não no vê, nem o conhece . No evangelho de (João 14:16)  diz que  quando Ele for, Ele rogará ao Pai, e ele vos dará outro Consolador. Se Jesus iria mandar outro Consolador, quem era o primeiro consolador ? O primeiro era Ele mesmo o verbo encarnado (João 1:1 e vs.14). Aqui Ele esta dizendo que quando Ele for não deixaria os discípulos desfrutando o abandono e a solidão, mas enviaria o  outro  Consolador que  assim como Ele iria  continuar consolando aos seus e  este  estaria com eles definitivamente. Em (João 14:17) diz que o espírito da verdade o mundo não o conhecia e que eles conheceriam porque estavam com os discípulos. Como poderia o Espírito da verdade estar com os discípulos se Jesus disse que o Espírito da verdade só viria  quando Ele fosse ?  Aqui, trata-se do Espírito da sua própria pessoa, porque se os discípulos conheciam a Jesus, conheceriam também o Espírito que por Ele seria enviado, isto porque o Espírito falaria e testemunharia do que era Seu (Jo.16:14) e habitaria com eles assim como Jesus estava com eles;  veja que trata-se aqui de outro consolador e não do Espírito Santo  da Promessa.

 AS FUNÇÕES DO CONSOLADOR

(JO 16:8) - Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
(JO 16:9) - do pecado, porque não crêem em mim;
(JO 16:10) - da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;
(JO 16:11) - do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.
(JO 16:12) - Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora;
(JO 16:13) - quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
(JO 16:14) - Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
(JO 16:15) - Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

Aqui enumeramos alguns itens que demonstram a função do consolador :

1 – Convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo
·         Do pecado porque não crêem em mim
·         Da justiça porque vou  para o Pai (assentar-se a sua direita na Glória, até que todos os inimigos sejam posto em baixo de Seus pés)
·         Do juízo porque o príncipe deste mundo já esta julgado. Onde o príncipe deste mundo foi julgado ?  Na morte do Senhor.
(JO 12:31) - Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.
(JO 12:33) - Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer.
(JO 12:32) - E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.

2 – Ele guiará  o povo de Deus a toda verdade (vs.13) – Abrindo os olhos do coração para receber revelação das escrituras sagradas.

3 – Ele glorificará a Jesus, porque recebe o que é dEle e o anuncia(v.14-15) – Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor a não ser pelo Espírito Santo (Consolador) –(1Co.12:3).

4 – Ele nos ensinará e nos  fará lembrar todas as coisas que Jesus tem  dito
(JO 14:26) - mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

Ø  O Espírito Consolador só foi derramado enquanto Jesus não ressuscitasse dos mortos, e só veio a Sua promessa aos discípulos pela vontade do Pai , sendo soprado por Ele mesmo (cf. Jo.20:22).

5 – Ele falará em nosso lugar
(JO 16:13) - quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.

6 – Ele nos fará entender as escrituras sagradas
(1CO 2:12) - Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
(1CO 2:13) - Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.
(1CO 2:14) - Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

7 – Ele nos faz ser um com o Senhor
(1CO 6:17) - Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.

8 – Ele nos regenera e renova
(TT 3:5) - ... ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,


O MOMENTO DA VINDA DO SEGUNDO CONSOLADOR AO MUNDO


·         Foi cumprida na ressurreição do Senhor – (Lucas.24)
No primeiro dia da semana, Maria Madalena e outras Marias, foram ao sepulcro de Jesus na alta madrugada e viram a pedra removida  e entrando alí, não viram o corpo de Jesus  ficando assim perplexas e atemorizadas.  E alí  lhes apareceram  dois varões com vestes resplandecentes  dizendo: “por que buscais entre os mortos ao que VIVE ?   Ele não está mais aqui, ressuscitou. Então elas, se lembraram das palavras que o Senhor  havia dito antes de tais acontecimento e foram para os apóstolos e relataram tudo quanto lhes tinha acontecido. Pedro então sabendo da notícia ainda escuro, se levanta e vai ao sepulcro e  abaixando-se vê somente os lençóis de linho e retirando-se dali, vai para casa maravilhado. No mesmo dia, dois discípulos indo a caminho de Emaús, conversavam a respeito do que havia sucedido. Enquanto conversavam, o próprio Jesus aproxima-se e vai com eles e os interroga: O que é isso que vos preocupa e vades tratando ? O interessante neste texto, é que os discípulos não conseguiram identificar que  era Jesus (Lc.24:16). E um dos discípulos chamado Cleópas responde discorrendo tudo o que aconteceu e que os principais sacerdotes e as autoridades  entregaram  Jesus para ser condenado a morte crucificando-o, declarando ainda  esperar que fosse Ele que haveria de redimir a Israel, e que já se fazia três dias que tais coisas haviam acontecido. Depois disso, Jesus começa a lhes expôs as escrituras começando por Moisés e por todos os profetas enquanto se aproximavam da aldeia. Os discípulos vendo que já era tarde, convida-o para entrar e ficar com eles. E sentado a mesa, Jesus toma o pão e os abençoa, e, tendo-o partido dá aos discípulos; foi exatamente aqui que foram abertos os olhos dos discípulos para reconhecer que quem estava com eles era o Senhor Jesus (Lc.24:31). Mostrar a pessoa de Jesus é função do Espírito do Senhor (Jo.14:26).
 Em (Lc.24:36-45) mostra outra ocasião, Jesus aparecendo no meio dos discípulos deixando-os surpresos e atemorizados pensando eles ver algum espírito. Jesus teve que mostrar as mãos e os  pés levando-os a verificar que um espírito não tem carne nem ossos, demonstrando ali  que Ele tinha. Depois lhe pediu o que comer e comeu na presença de todos falando-lhes logo em seguida que convinha que se cumprisse tudo o que estava escrito na Lei de Moisés e nos profetas e nos Salmos. Veja o que diz o vs.45 depois de Jesus discorrer a palavra – “Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras”. Levar as pessoas a  compreenderem as escrituras é  função do Espírito do Senhor. Este espírito, é o Espírito Consolador prometido por Jesus. Porque  no verso 49 do mesmo capítulo, Jesus diz que envia sobre eles a promessa de Seu  Pai; dizendo: permanecei, pois na cidade, até que do alto sejais revestidos  de poder. A promessa do Pai é aquela profetizada pelo profeta Joel em  (Joel 2:28-29).  No evangelho de João,  também trata da vinda do consolador, apresentando uma palavra que somente ele conseguiu captar diferentemente do que é apresentado por Lucas no seu evangelho.  João diz que Jesus após  mostrar as mãos e os pés disse o  seguinte: “assim como o pai me enviou , eu também vos envio e havendo dito isto soprou sobre eles, e disse-lhe: Recebei o Espírito Santo”. Note que este sopro é a vinda do Consolador e não da promessa do Pai. Já no evangelho de Lucas onde ele faz a mesma narrativa, mas com linguagem própria, fala do efeito do sopro e não o modo como lhes fora entregue dizendo: “então lhes abriu o entendimento para compreenderem as escrituras”. Tanto o relato de Lucas  como também o de João,  ambos quiseram ensinar e expressar a mesma realidade da vinda do Consolador.  Como  sopro  a ênfase esta na forma de como se chegou o Consolador, já Lucas olhou para o  efeito, para o resultado dessa atitude de Jesus,  enfatizando assim mais os resultados  na vinda  da promessa aos discípulos (cf. Jo.20:22). Quando o Espírito Santo vem habitar conosco, Ele nos leva a entender as escrituras. O Espírito no interior do homem sempre mostra aquilo que é espiritual,  abre a mente para o entendimento da  palavra. Entender as escrituras é um sopro divino. Leiamos o que o apostolo Paulo diz :
(1CO 2:12) - Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
(1CO 2:13) - Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.
(1CO 2:14) - Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
(1CO 2:15) - Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.
(1CO 2:16) - Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.

AQUI NESTE TEXTO SE DESTACA O SEGUINTE:

1 – Que recebemos o Espírito para conhecermos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
2 – Que poderemos falar palavras ensinadas pelo Espírito Santo.
3 – Que poderemos ter a habilidade de conferir as coisas espirituais com espirituais -  (voz do ensino do Espírito com a  palavra escrita)
4 – Que o homem espiritual (nascido de novo, regenerado), discerne bem tudo e de ninguém é discernido
Com esses itens extraídos do texto, observamos claramente, que trata-se do consolador agindo diretamente na vida  intima do crente.

 PODEREMOS SER BATIZADOS COM O MESMO
 BATISMO COM QUE JESUS FOI  BATIZADO

(MC 10:38) - Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado?
(MC 10:39) - Disseram-lhe: Podemos. Tornou-lhes Jesus: Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que eu sou batizado;


Jesus disse que poderemos ser batizado com o batismo que Ele foi batizado – Este processo de batismo é para receber o Consolador, só se recebe esta vida quando se morre. Precisamos nos lembrar que o novo nascimento é condicionado à fé no Cristo crucificado e que a ressurreição de Cristo está igualmente envolvida em nossa regeneração . É isso que o apostolo Pedro diz :  “ Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ”  (1PE 1:3). E ainda o apóstolo Paulo diz  em sua epístola aos Romanos – Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida”  (RM 6:4; Cl.3:1-3)).

·         Quando morremos e ressuscitamos com Cristo, nos tornamos novas criaturas, porque passamos a receber o Espírito Santo (Consolador) como habitação em nosso espírito humano, e com isso passamos a estar  em Cristo – a ação exterior do batismo de João, é uma forma estereotipada de dar testemunho o acontecido no interior do  espírito humano.

(2CO 5:17) - E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Quem recebe o Consolador:

1 – É Quem crer na obra expiatória de Jesus –
(RM 8:9) - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

2–É quem  nasce de novo, vê e entra no reino  –
(JO 3:3) - A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

(JO 3:5) - Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

(JO 1:13) - os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

(TG 1:18) - Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.

(1PE 1:23) - pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

O agente principal no novo nascimento e na regeneração é o Espírito Santo Consolador.

3 – Quem passa a ser uma nova criatura, criado em Cristo Jesus –
(2CO 5:17) - E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas

(EF 2:10) - Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

3 – Receber o Consolador é introdutivo, ou seja, esse novo homem é introduzido ao corpo de Cristo (Igreja) obtendo o Consolador como o selo do Espírito –
(EF 1:13) - em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;
(EF 1:14) - o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.


(Note que este selo, diz respeito ao Espirito consolador e não a promessa do Pai profetizado por  Joel 2, porque o penhor é para herança, como uma garantia para o futuro e a promessa do Pai é designado para equipar a Igreja para o Seu  serviço).


Dr. Russell P. Shedd teceu o seguinte comentário sobre este texto:
O Espírito Santo não é somente “entrada” paga adiantada, que confirma a posse dAquele que nos comprou preço pago na cruz por Jesus e selou (dando o Espírito Consolador como garantia que chegaremos lá como se chega uma carta selada) , mas a própria garantia da qualidade de vida que teremos  no céu. (grifo meu)

A PROMESSA DO PAI

1 – Diz respeito ao Batismo no Espírito Santo, ou, derramamento do Espírito Santo. Estas nomenclaturas são bíblicas, como veremos adiante.

2 -  João Batista testemunhou quem seria o batizador com o Espírito Santo
(JO 1:33) – Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a BATIZAR com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.

Ø  O nome correto é batismo no Espírito Santo e não enchimento

 (MT 3:11) - Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos BATIZARÁ com o Espírito Santo e com fogo.

Ø  Fogo – É um símbolo da glória de Deus na velha aliança, que revela presença e poder (Dt.4:36; Sl.50:3).

(LC 3:16) - disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos BATIZARÁ com o Espírito Santo e com fogo.

3 – A ocasião do  batismo no Espírito Santo da promessa só poderia vir quando  fosse entregue a Jesus lá  na  glória  –

·         JESUS TESTEMUNHO DA PROMESSA DO PAI, QUE OS  QUE CRESSEM RECEBERIAM A PROMESSA
(JO 7:38) - Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
(JO 7:39) - Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.

Ø  Com isso, Jesus  estava dizendo  que  seria o batizador da promessa do Pai.

·         JESUS NA ORAÇÃO SACERDOTAL, PEDE AO PAI  PARA QUE O GLORIFICASSE  COM A MESMA GLÓRIA QUE TINHA ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO
(JO 17:1) - Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti,
(JO 17:2) - assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.
(JO 17:3) - E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
(JO 17:4) - Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer;
(JO 17:5) - e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.

·         O SALMISTA ANTEVIU  A GLÓRIA DO FILHO
(SL 8:4) – que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites?
(SL 8:5) – Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.

·         O FILHO RECEBE DO PAI A PROMESSA NA GLÓRIA (APROMESSA TINHA QUE SER TRANSFERIDA PARA O FILHO)
(AT 2:32) - A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas.
(AT 2:33) – Exaltado (glorificado), pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.

Ø  Estes dois versículos é parte do sermão de Pedro logo após o derramamento do Espírito Santo na festa de pentecostes.
Ø  Jesus recebeu a promessa do Pai na glória, não no batismo de João.

·         O FILHO DERRAMA A PROMESSA DO PAI

(AT 1:3) - A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
(AT 1:4) - E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.
(AT 1:5) - Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

                Aqui Lucas esta discorrendo sobre o que Jesus disse aos seus discípulos de não se ausentar de Jerusalém até que lhes fosse concedido a promessa do Seu Pai. O interessante é que Jesus lembra aos discípulos esta verdade que ainda não existiam ainda neles, mas que era uma promessa que eles desfrutariam dentro de poucos dias quando Ele fosse para a glória do Pai. É curioso observar que esta posição foi  solicitada na Sua oração sacerdotal (João 17:5).
            O Filho quando foi exaltado na glória, recebeu do Pai a promessa. E quando a recebe, derrama aos seus discípulos onde eles estavam esperando em Jerusalém  conforme a sua ordem em (Lucas 24:49)  - “Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de pode”. Veja o que diz também em (Atos 1:4-5) – “ E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.  Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”. Jesus enxerga a promessa do pai com o nome de batismo com o Espírito Santo.

EXEMPLOS DO DERRAMAMENTO DA

PROMESSA DO PAI


1 – Pela primeira vez após a festa de pentecostes em Jerusalém
(AT 2:1) - Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
(AT 2:2) - de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.
(AT 2:3) - E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
(AT 2:4) - Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.

2 – Pedro ministrava em Samaria o Batismo no Espírito Santo porque só haviam recebido o batismo no nome de Jesus – batismo no nome (grego eis to anoma) denota transferência de propriedade para o nome do novo proprietário (Cl.1:13). Este batismo é o da introdução no corpo de Cristo (Consolador como sendo o  selo Ef.1:13-14).

(AT 8:14) - Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João;
(AT 8:15) - os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo;
(AT 8:16) - porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus.
(AT 8:17) - Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.

Pontos a considerar
è Note que aqui fala de dois batismos: O primeiro é no nome de Jesus (como sendo o batismo que introduz o novo crente no corpo de Cristo  passando a ter agora um novo  proprietário) e o segundo é o batismo no Espírito Santo. O derramamento do batismo no Espírito Santo pelas mãos dos apóstolos causou muita impressão ao mágico Simão, que por dinheiro queria comprar este poder aos apóstolos (At.8:9-13 e 8:18-20).

è Observe também que em Samaria Felipe evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus e tanto homens como mulheres iam sendo batizados nas águas.
(AT 8:12) - Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres.
(AT 8:13) - O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados.

è Se foram batizados por Felipe, que batismo era este que Pedro ministrava a eles ? Certamente que era o Batismo no Espírito Santo.
(AT 8:17) - Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.

3 – O Espírito Santo desce aos Gentios (na casa de Cornélio onde também foi ministrado por Pedro)(Leia Atos 10 todo o capítulo)
No final do capítulo diz:
(AT 10:44) - Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
(AT 10:45) - E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo;
(AT 10:46) - pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então, perguntou Pedro:

è Depois de tal acontecimento, chegou ao conhecimento dos apóstolos e dos irmãos que estavam na Judéia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus. E quando Pedro subiu a Jerusalém, os que eram da circuncisão, foram ter com ele arguindo sobre a quebra da tradição de se hospedar na casa de um incircunciso ali efetuar batismos nas águas. Pedro depois de discorrer pormenorizado o acontecido, desde a revelação do lençol com aquelas aves e quadrúpedes ao derramamento do Espírito na casa de Cornélio, relatou que foi Deus quem promoveu todo o acontecido, dizendo ainda no seu relatório as seguintes palavras: Então me lembrei da palavra do Senhor, como disse: João, na verdade, batizou com água, mas vós, sereis batizados com o Espírito Santo. Pois se Deus lhes concedeu o mesmo Dom que a nós nos outorgou quando cremos no Senhor Jesus, quem era eu para que pudesse resistir a Deus? (Atos 11:16-17). Por que é que Pedro teve que dar este relatório ? Foi porque Ele havia feito um batismo nas águas pelo fato do Espírito Santo da Promessa ter descido sobre os gentios também. Veja o que Pedro disse: Porventura pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados este que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou que  fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe pediram que permanecessem com eles por alguns dias. (At.10:47-48). Aleluia, aqui houve dois batismos, primeiro a do Espírito Santo e o segundo nas águas.

4 – O apóstolo Paulo recebe o batismo no Espírito Santo após sua conversão, e foi ministrado por Ananias –
(AT 9:17) - Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.
(AT 9:18) - Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.
Ø  Aqui, houve dois batismos, o do Espírito Santo e o das águas.

5 – Apolo conhecendo somente o batismo de  João Batista (águas) é  instruído sobre o batismo no Espírito Santo
(AT 18:25) - Era ele instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito (humano), falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João.
(AT 18:26) - Ele, pois, começou a falar ousadamente na sinagoga. Ouvindo-o, porém, Priscila e Áqüila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus.
(AT 18:27) - Querendo ele percorrer a Acaia, animaram-no os irmãos e escreveram aos discípulos para o receberem. Tendo chegado, auxiliou muito aqueles que, mediante a graça, haviam crido;
(AT 18:28) - porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus.
(AT 19:1) - Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,
(AT 19:2) - perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo.
(AT 19:3) - Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João.
(AT 19:4) - Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus.
(AT 19:5) - Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus.

AQUI NESTE TEXTO DESTACAMOS O SEGUINTE:

1 – Apolo  era eloquente (persuasivo) e poderoso nas escrituras, ou seja, manejava bem a palavra da verdade. –(v.24)
2 – Era instruído no caminho do Senhor, tinha conhecimento acerca de Jesus – (v.25)
3 – Era fervoroso  de espírito (humano), note que este espírito é com “E” minúsculo – (v.25)
4 – Conhecia somente o batismo de João – (v.25)
5 – Priscila e Áquila  estavam ouvindo a sua pregação e logo após a reunião , este casal lhe expôs com mais exatidão  o caminho de Deus. -(v.26)
6 – Com grande poder convencia os judeus  pelas escrituras ,- (v.28)
7 – Apolo estava em Corinto, e Paulo chega a Éfeso achando ali alguns discípulos. A escritura não cita de que parte surgiu estes discípulos, mas tudo indica que vinham da parte de Apolo, porque só conheciam o batismo de João. Apolo e seus discípulos não eram integrados ainda a Igreja, mas convencia que Jesus era o Cristo  (At.19:1-5), contudo, eram salvos e possuídos pelo espírito de Cristo (Consolador). Isto significa que estes discípulos foram batizados somente no batismo de João Batista (águas) e na ocasião, o apóstolo Paulo não tinha razão nenhuma de batiza-los novamente nas águas, mas impondo sobre eles as mãos veio  o Espírito Santo e começaram a falar em línguas e a profetizar. Note também que o apóstolo Paulo faz menção de Apolo na carta que escreveu a Igreja de Corinto, conotando assim que Apolo era líder de alguns discípulos naquela região (1 Co.1:12).

CONSIDERAÇÕES  FINAIS

q  Batismo nas águas (símbolo da regeneração) e batismo no Espírito Santo são experiências distintas
(AT 2:38) - Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.

q  A promessa do Espírito Santo é para todos -
(AT 2:39) - Pois para vós outros é a PROMESSA, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar.

q  Se recebe quando se ouve a pregação da fé
(GL 3:2) - Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

(GL 3:5) - Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
               
(AT 10:44) - Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.

q  Se recebe quando se crê
(AT 19:2) - perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo.

q  Se recebe quando se pede -
(LC 11:11) - Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir [pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir] um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra?
(LC 11:12) - Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião?
(LC 11:13) - Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

q  Se recebe quando se ora com imposição de mão
(AT 19:6) - E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.

(1TM 4:14) - Não te faças negligente para com o DOM que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.

(2TM 1:6) - Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o DOM de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.
(2TM 1:7) - Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

q   O Dom é para o serviço cristão
(AT 1:8) - mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.


q  Orar no Espírito é orar em línguas
(1CO 14:15) - Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.
(1CO 14:16) - E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes;
(1CO 14:17) - porque tu, de fato, dás bem as graças, mas o outro não é edificado.

q  Orar em línguas não dá fé, mas edifica a sua fé –
(JD 1:20) - Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo,

Elaborado por
Romildo Gurgel


BÍBLIOGRAFIA


1        - Chave Bíblica . Sociedade Bíblica do Brasil, Brasília,1970.

2        -  Concordância Bíblica - Sociedade Bíblica do Brasil, Brasília 1975.

3        - Bíblia Sagrada - Imprensa Bíblica do Brasil, Rio de Janeiro, 1986. 1ª Impressão.                       Versão Revisada de João Ferreira de Almeida.
           
4        - Bueno, Francisco da Silveira.Dicionário Escolar da Língua portuguesa -Ministério da Educação e  Cultura, Fundação Nacional de Material Escolar. 1983. Rio de Janeiro 11ª edição/7ª tiragem.

5        - Brown, Colin. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. Sociedade     
                Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, São Paulo.1985, 3ª Edição.
           
           
6               - Boyer, 0.S. Pequena Enciclopédia Bíblica. Editora Vida, São Paulo. 21ª Edição,  1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário