ISSO É DISCIPULADO

Loading...

quarta-feira, 30 de maio de 2012

PRIMOGENITURA




O direito de primogenitura esta prescrito precisamente no velho testamento na lei de Moisés.  Nas famílias dos israelitas foi onde aconteceu o palco  das aplicações desse direito.Os exemplos constados na administração desses direito são muitos.. Pela interpretação da mente natural, logo de cara achamos que Deus esta sendo injusto dando prioridades e privilégios ao primeiro filho com relação aos demais. Mas sabemos que Deus é justo, portanto, a realidade oculta-se em mistério, uma metáfora.  Lendo alguns comentários sobre o assunto, em resumo se percebe que a nação de Israel obteve um relacionamento especial com Deus com relação a outras nações ao redor do mundo. Escolhendo Israel como o primeiro filho, Deus tinha o objetivo que a partir deste filho mais velho, herdeiro em dobro  pudessem eles aproximar os irmãos mais jovens de Deus, ou seja os que viriam depois (cf. Êx. 4:22). Assim como Israel, Jesus Cristo é o primogênito (cf. Lc.2:7). Em Rm.8:29 Lemos“ Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes á imagem de seu Filho, a fim de que ele (Jesus) seja o primogênito entre muitos irmãos”. Essa ideia se torna bem explícita com o advento da Igreja.Com o endurecimento do irmão mais velho (Israel), a igreja assume o ministério da primogenitura de pregar o evangelho a toda criatura, todas as nações do mundo.
Preste muita atenção esta metáfora que fala de Israel perdendo seu ministério e a Igreja assumindo o seu lugar:
(Rm.11:22) – Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte também. tu será cortado. (Paulo aqui esta falando da igreja).
(v.23) – Eles também, se não permanecerem na incredulidade (Israel), serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo.
(v.24) – Pois se foste cortado da que, por natureza era oliveira brava, e contra a natureza enxertado em boa oliveira, quanto mais serão enxertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais!
(v.25) – Porque não quero , irmãos, que ignoreis este mistério para que não sejais presumidos em vós mesmos, que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios. (grifo meu).

Bastam alguns  versículos para explicar o porque de alguns direitos  terem sidos transferidos para outro, confira:

àIsrael como irmão mais velho, perdeu esse direito pelo fato de ter endurecido o coração quanto a transição da velha aliança com a nova em Jesus Cristo. Com isso, Deus contou o seu direito e transferiu para a Igreja (cf.lendo o texto novamente acima: Hb.11:22-25).

àEsaú desprezou vendendo o seu direito e perdeu a sua primogenitura, embora tenha buscado recuperá-la com lágrimas, mas não se achou lugar de arrependimento nele (cf. Gn.25:29-30; com Hb.12:16-17).

àJacó deu o direito de primogenitura a Efraim ao invés de Manassés e no momento José chama atenção de seu pai dizendo que Efraim é o primogênito, mesmo assim Jacó administra a Bênção a Efraim dizendo que o mais velho será um  povo e  a descendência  do menor  será uma multidão nas nações (cf. Gn.48:11-19).

à José herdou do direito de primogenitura ao invés de seu irmão Ruben pelo farto de ter profanado o leito de seu pai (cf. Gn.35:22; 49:3-4).

AMEM....

Romildo Gurgel

Nenhum comentário:

Postar um comentário