domingo, 1 de setembro de 2013

A LEI DO ANTIGO PACTO X A LEI DO NOVO PACTO

Por  Romildo Gurgel

(Hebreus 8:10) – “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

Aqui está revelado a diferença entre o novo pacto e o antigo pacto.  No velho pacto, a lei estava fora do homem, foi escrita em tábuas de pedra.  No novo pacto, a lei é escrita em nossos corações.  Logo os que estão sujeitos à lei da velha aliança, estão debaixo da lei do pecado e da morte, pois a lei não aperfeiçoava ninguém, antes encerrava a todos  como pecadores transgressores. Os observadores da lei são chamados como sendo aqueles que estão na superfície da letra, pois essas leis estão do lado de fora das vida humana, enquanto que a lei do novo pacto é inscrita na profundidade, nos corações, conforme  está escrito: “...não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações” (2Co.3:3); e ainda continua o apóstolo: “o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica” (2Co.3:6). Percebe que somos colocados como ministros do novo pacto tendo como base a vida e não leis do velho pacto.

Qual é a lei que pode ser colocada em nossos corações e qual a sua natureza?

a)      Não é a lei da letra, ou seja, a lei do velho pacto, velha aliança ou lei mosaica, mas a lei da vida. A lei que Deus põe em nossos corações é a lei da vida que ele nos dar, por intermédio do Espírito Santo. A vida de Deus vem do Seu Espírito.
b)      O apóstolo Paulo nos diz que a lei da nova vida, nos livra da lei do pecado e da morte, interpretando para nós que a lei do velho pacto da velha aliança, foi abolida por essa nova lei de vida.
(Romanos 8:2) – “Porque  a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte”.
Com isso entendemos que a lei do Espírito de vida é uma única só lei enquanto que a lei do antigo pacto contém muitos artigos. A grande questão não consiste em ser observador de inúmeras leis, preceitos, regras e assim tentar obedecê-las, mas possuir dentro de si a  própria vida do filho de Deus em nossos corações e ser livrado da lei do pecado e da morte.

Todos nós estávamos enfermos e mortos por causa da lei do velho pacto. Então Deus colocou em nossos corações o Espírito Santo afim de que a vida do Seu Filho seja impressa em nossos corações. Isto traduz para nós que esta é a lei do Espírito de Vida, como está escrito: “Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Romanos 8:3).

Deus colocou dentro de nós a lei da vida, e esta lei foi dada pelo Espírito Santo que imprime a vida de Jesus Cristo em nossos corações. 

c)      Observe que o texto menciona que o novo pacto foi destinado para a casa de Israel.  Devido Israel ter desprezado este novo pacto pelo endurecimento em não reconhecer Jesus Cristo como messias e introdutor do novo pacto, foi-nos aberta a porta dessa graça, afim de que as bênçãos que eram destinadas para eles, viessem para o desfrute dos gentios, revelando no entanto o grande parêntese do mistério oculto de Deus que é a sua Igreja conforme está escrito:
“Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justificação vieram a alcançá-la, todavia a que decorre da fé, e Israel que buscava a lei de justiça não chegou a atingir essa lei. Por quê? Porque não decorreu da fé, e, sim, como que das obras. Tropeçaram na pedra de tropeço, como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido” (Romanos  9:30-33).

Com a rejeição de Israel, veio a esperança para os gentios. Quando os seus ramos foram quebrados, nós como oliveira brava, fomos enxertados e nos tornamos participantes da raiz e da seiva da oliveira (cf. Romanos 11:17). A mesma escritura ainda diz que se eles considerarem o novo pacto elaborado e concluído em Jesus Cristo seria também reenxertados nesta mesma oliveira que faziam parte antes quando era vigente o velho pacto (cf. Romanos 11:23-24). Mas enquanto eles permanecerem alheios e desconsiderarem este novo pacto, permanecem cortados até o dia de hoje.

Sejamos, pois agradecidos pela tão grande salvação.

Romildo Gurgel


Nenhum comentário:

Postar um comentário