sábado, 21 de abril de 2012

CASA COM OU SEM ALICERCES



Romildo Gurgel

Basta ler alguns dos escritos de Salomão que logo se percebe que o rei tinha uma enorme habilidade concedida por Deus de expressar-se por parábolas. Portanto, os livros de sua autoria são repletos delas. Graças as interpretações das parábolas do Novo Testamento e os ensinos de Jesus Cristo,  que algumas parábolas de Salomão deixam de ser enigmáticas. O livro de provérbios trás no seu conteúdo muitas ilustrações parabólicas. È um livro farto de ilustrações, metáforas e de figuras extraídas que podem e devem ser aplicadas em muitos aspectos da nossa vida. Vejamos algumas de suas abreviações:

1 – ABREVIAÇÕES DE ALGUNS VERSÍCULOS:
“A sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas” (Pv.9;1).
“Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma” (Pv.24:3).
“Cuida dos teus negócios lá fora, apronta a  lavoura no campo, e depois edifica a tua casa” (Pv.24:27).
“Os perversos serão derrubados e já não são, mas a casa dos justos permanecerá” (Pv.12:7).
“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos a derruba” (Pv.14:1).

2 – OBSERVAÇÕES:

ü  Como estes textos nos lembram as palavras ensinadas por Jesus em (cf. Mateus 7:24-29) e pelo apóstolo Paulo em  (cf.1Coríntios 3:11-15).
ü  A casa aparentemente forte de um pessoa não é tão segura quanto a tenda frágil de uma outra pessoa. Isto traduz a forma da edificando que as pessoas utilizam frente as instruções, conselhos e  sabedoria deixadas por Deus para serem aplicada em suas vidas. Aplicar a sabedoria de Deus resultará na firmeza da construção da casa, bem como do seu proprietário.
ü  A passagem sentencia sobre aqueles que recebem com desprezo o convite da edificação da sua casa na sabedoria ensinada por Deus. O apóstolo Paulo nos diz que somos casa espiritual de Deus, pois temos o penhor do Espírito (cf. 2Co.5:1-5).
ü  A permanência da casa dependerá do material utilizado na sua construção. A sabedoria de Deus funciona como coluna de sustentação e perpetuação. Mesmo assim este material será testado. O teste é inevitável, tanto para os que utilizam a sabedoria de Deus bem como os que a desprezam. Salomão diz que: “os perversos serão derrubados e não mais existirão, mas a casa  do justo permanecerá” (cf. Pv.12:7). Isto lembra também o que Jesus disse em (Mateus 7:25)  – “ e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha” e o (vs.27) diz: “ e caiu a chuva, transbordaram  os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”.  Já  o apóstolo Paulo  disse em (1Co.3:12-13) – “se alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará”.
ü  O resultado do teste, estará no que sobrar. A sobra  além de denunciar qual o material que foi utilizado, levará este a receber galardão. A obra que se queimou, faz com que o tal sofra algum dano, porém o mesmo será salvo através desta prova de fogo (cf. 1Corintios 4:14-15).

Ouçamos a voz e o  apelo da sabedoria:
“Mas,  porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem atendesse; antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão; também eu me rirei na vossa desventura, e, em vindo o vosso terror como a tempestade, em vindo a vossa perdição como redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia”(Pv.1:24-27).

Este  será o resultado de quem recusa em ouvir a sabedoria e as instruções ensinadas por  Deus para a edificação de sua casa. A desventura e um redemoinho, em outras palavras um tornado. Todavia, é inevitável que venha a tempestade para as duas edificações, mas a garantia de que casa mantenha-se de pé, esta na sabedoria e no entendimento que Deus proporciona na revelação das sete colunas de sustentação. As instruções e os conselhos de Deus fará toda diferença no momento da tempestade, não tê-la, o prejuízo da perda será muito grande.

A sabedoria esta disponível para edifica  a sua casa e lavrar as suas sete colunas.

(Isaias 11:2) - “ Repousará, sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor”

A questão de ouvir as palavras de sabedoria ensinadas por Deus reside na recepção mediante a fé, caso contrário nada nos aproveitará.

“Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou visto não ter sido acompanhada pela fé, naqueles que a ouviram” (Hebreus 4:2).

Minhas considerações finais:

As abreviações da casa com ou sem alicerces, trata-se de um apelo que Deus faz a seus filhos em dar ouvidos a sabedoria e a instrução, que será bom para a construção da vida e de sua casa. Desprezar a sabedoria de Deus resultará em um grande desmoronamento. Ouvir e praticar, será a garantia da permanência da casa (vida) do seu proprietário. Se em parte você ouviu e em parte deixar de ouvir, o teste do fogo fará que escape somente unicamente o material concedido pela sabedoria de Deus. O que sobrar, receberá galardão pelo que sobrou. No entanto o tal será salvo através do fogo. AMÉM

Romildo Gurgel

Nenhum comentário:

Postar um comentário