quinta-feira, 14 de agosto de 2008

PARÁBOLA DO SEMEADOR

Pr. Romildo Gurgel
Texto : (Mt.13:1-9) ;(Marcos 4:1-9); (Lc.8:4-8)

PROPÓSITOS DAS PARÁBOLAS

As parábolas exigem pensamento e seriedade espiritual. Elas separam o interessado sincero do ouvinte casual. O seu significado encontra-se somente naqueles que estão dispostos a prescrutá-los. As parábolas tanto revelam como ocultam a verdade: revelam-na ao interessado genuíno que se dará o trabalho de cavar abaixo da superfície e descobrir o significado, mas a ocultam daquele que se satisfaz meramente em escutar a história.

INTRODUÇÃO:
A parábola fala de como é semeada a palavra de Deus e as conseqüências de quem as recebe, juntamente com os efeitos que a mesma trás. Se você observar um agricultor plantando em seu campo, você questionará porque será que algumas sementes não desenvolveram, ou porque umas desenvolvem mais que outras. É exatamente sobre estas questões que a parábola fala. Nela observamos que o Senhor se interessa pela forma que recebemos a sua palavra e do grau de importância que dedicamos a ela

OBJETIVO:

1. Alertar aos leitores para que sejam arvores frutíferas
2. Mostrar a aceitação e a rejeição da palavra
3. Mostrar os diferentes tipos de coração (solo)
4. Mostrar as quatro diferentes maneiras de se ouvir

ENFASES:
1. A ênfase da parábola é de mostrar os autos e baixos que passa o lavrador em seu trabalho de cultivar a terra. Ele pode perder parte do que plantou, mostrado neste exemplo da parábola por três vezes (caminho, pedregais, espinhos), mas na colheita final tem uma safra abundante.
2. Lembre-se das palavras de Jesus:
(Jo.15: 20) Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se [guardaram] a minha palavra, guardarão também a vossa.

(Jo.17: 6) - Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus, e tu mos deste; e [guardaram] a tua palavra.

3. Uma outra ênfase é no discernimento:
(Mt.7: 6) - Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas [pérolas], para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem.

VAMOS AO SIGNIFCADO DA PARÁBOLA
1 - Semeador - (V.13)
É o que semeia, o que planta as sementes da palavra de Deus (v.14). É o próprio Senhor Jesus. Pode ser interpretado também com aqueles que trabalham com a evangelização, profecias e ensno.
Os agricultores para plantar seguem as seguintes regras:
a) Preparam a terra – trabalho de João Batista
b) Adubam a terra -
c) Fazem as covas
d) Plantam as sementes
e) põem água na plantação
f) Cuidam da plantação até produzir frutos.
2 – A semente – A semente é a palavra de Deus

A SEMENTE NÃO NASCE SE PRIMEIRO NÃO MORRER
(JO 12:24) - Em verdade, em verdade vos digo: se o GRÃO de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.

(1CO 15:36) - Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer;
(1CO 15:37) - e, quando semeias, não semeias o corpo que há de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente.
(1CO 15:38) - Mas Deus lhe dá corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado.
(1CO 15:39) - Nem toda carne é a mesma; porém uma é a carne dos homens, outra, a dos animais, outra, a das aves, e outra, a dos peixes.
(1CO 15:40) - Também há corpos celestiais e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais, e outra, a dos terrestres.
(1CO 15:41) - Uma é a glória do sol, outra, a glória da lua, e outra, a das estrelas; porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor.
(1CO 15:42) - Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória.
(1CO 15:43) - Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder.
(1CO 15:44) - Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

A SEMENTE COMO LEI DA MUILTIPLICAÇÃO
(GN 8:22) - Enquanto durar a terra, não deixará de haver SEMENTEira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.

(GN 1:12) - A terra, pois, produziu relva, ervas que davam SEMENTE segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.

(2CO 9:6) - E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará.

(GL 6:7) - Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também CEIFARÁ.
(GL 6:8) - Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.
(GL 6:9) - E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.
(GL 6:10) - Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.

(GL 5:7) - Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?
(GL 5:8) - Esta persuasão não vem daquele que vos chama.
(GL 5:9) - Um pouco de fermento leveda toda a massa.

UMA ARVORE PODE CHEGAR A SER ESTRAGADA
(JR 2:21) - Eu mesmo te plantei como vide excelente, da SEMENTE mais pura; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, como de vide brava?

UMA ARVORE DEVE BEBER SEMPRE AGUA
(SL 1:3) - Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto,
e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

O QUE PERMANECE EM NÓS É A DIVINA SEMENTE
(1JO 3:9) - Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina SEMENTE; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.

A SEMENTE DE DEUS NÃO É DEGENERATIVA, MAS REGENERATIVA
(1PE 1:23) - pois fostes regenerados não de SEMENTE corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

É DEUS QUEM DÁ A SEMENTE, DÁ O ALIMENTO E AUMENTA OS FRUTOS
(2CO 9:10) - Ora, aquele que dá SEMENTE ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça,

O REINO DE DEUS VEM EM FORMA DE SEMENTE E A TERRA POR SI MESMA FRUTIFICA
(MC 4:26) - Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra;
(MC 4:27) - depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como.
(MC 4:28) - A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga.

3 – O solo - é o coração, existem quatro tipos de solo

A IMPRESSÃO QUE TEMOS É QUE O SOLO PODE SER TRATADO OU PREPARADO
a) As sementes que caíram junto ao caminho (v.4)
São aquelas em quem a palavra é semeada, mas tendo ele ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que nele foi semeada (v.15) de Mc.4

Esses são os que ouvem e não dão valor, não dão crédito a palavra, logo se esquecem como que algo fosse retirado deles, sem entender absolutamente nada. É como diz um ditado, entra por um ouvido e sai pelo outro. Aqui, a palavra foi semeada, mas antes que produza frutos, ela é roubada pelo diabo.
São aqueles que nunca assimilaram a palavra. Ouviram, mas não prestaram atenção. Satanás arrancou antes deles crerem.

b) - As sementes que caíram no solo pedregoso. Mc.4:16-17
São os que ouvem a palavra, imediatamente a recebem com alegria; mas não tem raiz em si mesmos, antes são de pouca duração; depois sobrevindo tribulações ou perseguições por causa da palavra, logo se escandalizam (v.16,17)

O que vemos aqui é:

a) Estes são os que tem um pouco mais de sucesso. Estão contentes ao receberem a palavra, mas nele não há profundidade.

b) Aqui fala do aspecto do imediatismo, que são de pouca duração. No começo os brotos ficam verdes rapidamente, mas quando tomam certa altura, precisando mais de terra e água, murcham e secam.

c) Que essas pessoas não tem raiz em si mesmas. Qualquer coisa faz com que sequem. São de pouquíssimas duração na Igreja.

d) Quando começam a crescer, sobrevem-lhes tribulações e perseguições e se escandalizam.

e) São os primeiros a murmurar, a falar mal, a não querer cooperar. A obra esta indo de uma maneira, eles entendem que deve ir de outra. Não aceitam autoridades, se acham sufocados por eles, e isso faz com que eles sejam secos e sem vida no jardim de Deus, são de pouca duração.

c) As sementes que caíram entre os espinhos
São os que ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra e ele fica infrutífero (Mc.4.18,19).
Exemplo: Demas em 2Tm 4:10

O que vemos aqui é:

a) O interessante aqui não é o problema da terra, a terra é boa, só que já existe outros residentes que alem de sugar o nutriente da terra e da água, sufoca também o crescimento da semente.
b) Representa a pessoas que tem muito potencial para se adiantarem espiritualmente, mas:
c) Os cuidados do mundo sufocam o crescimento
d) A sedução das riquezas mudam o rumo da vida deles
e) A cobiça de certas coisas deixam eles sedentos de água e se tornam pessoas de frutos inadequados.

d) As sementes que caíram em boa terra -(v.8)
São as que ouvem e a recebem, e dão frutos.

O que vemos aqui é:

a) A terra era boa - Deve-se preparar a terra antes de planta-la. O trabalho aqui, é de um agricultor espiritual, para que a semente desabroche livremente e com saúde.
b) A semente se adequou bem a terra
c) O crescimento foi sadio até produzir frutos, nas suas estações apropriadas. O interessante aqui, é que sempre esta produzindo cada vez mais nas suas safras, note a quantidade, 30,60, 100.

O QUE SE VÊ DE INTERESSANTE NO TEXTO

1 - É que todas as sementes foram semeadas e chegaram a nascer.(veja vs. 15 -16-18-20)
O problema da frutificação, não esta na semente e nem na qualidade dela, mas o problema reside na forma que se recebe e acolhe, do coração dos que ouvem a palavra.. Aprendamos que a palavra depois de semeada, demonstrará os resultados implicando os diferentes aspectos dos corações das pessoas. Observaremos corações endurecidos como uma pedra, corações sufocados com os problemas e cuidados desta vida, e bons corações frutificando de uma forma sadia.

2 - Que todas as sementes tiveram o seu grau de receptividade por parte de que as receberam. Observe no texto, que todos ouviram. Ouvir é a maneira de receber a semeadura. Lembremo-se que a fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus (Rm.10:17, v.9-10; Hb.4:2) .
(Hb.4:2) - “Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que ouviram”.

3 - A fé é a maneira de crescer e darmos frutos para a glória de Deus em Cristo Jesus.
Mc.11:23

 Só continuaremos a dá frutos se permanecermos ligados com o Senhor –

(JO 15:4) - permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.

 Deus esta preso a sua palavra –
(IS 55:10) - Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come,
(IS 55:11) - assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.
(IS 55:12) - Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.

(2CO 6:14) - Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?

 Temos que frutificar para Deus
(RM 7:4) - Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus.

 Nosso fruto é fruto de justiça, feitas em fé
(FP 1:11) - cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.

(CL 1:10) - a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;
(CL 1:11) - sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria,

 Os nossos frutos devem dar na estação própria
(JO 15:4) - permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.

(SL 1:3) - Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto,
e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

(SL 92:12) - O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano.
(SL 92:14) - Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor,
(SL 92:13) - Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus.

 Não somos nós que sustentamos a raiz mas a raiz sustenta a nós
(RM 11:18) - não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti.
(RM 11:19) - Dirás, pois: Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
(RM 11:20) - Bem! Pela sua incredulidade, foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme.

 Se conhece a arvore pelos seus frutos
(MT 7:17) - Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.
(MT 7:18) - Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.
(MT 7:19) - Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.
(MT 7:20) - Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.

 FRUTO DO ESPÍRITO E AS OBRAS DA CARNE – Gl 5:17; 19-21)

 OS RAMOS IMPRODUTIVOS SÃO QUEBRADOS PARA QUE HAJA UM EXERTO
(RM 11:17) - Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira,
(RM 11:18) - não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti.
(RM 11:19) - Dirás, pois: Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
(RM 11:20) - Bem! Pela sua incredulidade, foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme.
(RM 11:21) - Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não te poupará.

(RM 6:20) - Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça.
(RM 6:21) - Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte.
(RM 6:22) - Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;

4 – MEIOS PARA SE DAR FRUTO
(JO 15:2) - Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.
(JO 15:3) - Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;
(JO 15:4) - permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.
(JO 15:5) - Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

(RM 11:21) - Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não te poupará.
(RM 11:22) - Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás cortado.
(RM 11:23) - Eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo.
(RM 11:24) - Pois, se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais!

SE DÁ FRUTO COM A VIDA, COM A PALAVRA NOS LÁBIOS, COM ATITUDES, COM GESTOS,
(HB 13:15) - Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de LÁBIOS QUE CONFESSAM O SEU NOME.

(RM 10:8) - Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.
(RM 10:9) - Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
(RM 10:10) - Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

5 – DUAS RAZÕES QUE AS ESCRITURAS APONTAM E QUE FAZEM AS PESSOAS NÃO RECEBEREM A PALAVRA–

a) A palavra não esta sendo pregada -

b) A palavra não esta sendo ouvida -
(RM 10:14) - Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem PREGUE?

17 – Receber a palavra da fé traz confissão, FRUTO
(existem três tipos de confissão Bíblica)

a) Quando se confessa Jesus como Senhor – Rm 10:9,10
b) Confissão de pecados como crentes – 1 Jo.1:9
c) Confissão da palavra, liberando o poder dentro da escritura confessada – Pv.18:21, Mc.16:15,20

18 – COMO JESUS USOU A CONFISSÃO PARA FRUTIFICAR

a) A palavra era com poder – (faz com que a palavra chegue a ser semeada em boa terra)
(LC 4:18) - O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,
(LC 4:19) - e apregoar o ano aceitável do Senhor.
(LC 4:20) - Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele.

(LC 4:32) - E muito se maravilhavam da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade.

b) Utilizava a palavra falada para a cura (se a palavra for semeada em boa terra, frutifica)
(MT 8:16) - Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes;

(MT 9:27) - Partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando: Tem compaixão de nós, Filho de Davi!
(MT 9:28) - Tendo ele entrado em casa, aproximaram-se os cegos, e Jesus lhes perguntou: Credes que eu posso fazer isso? Responderam-lhe: Sim, Senhor!
(MT 9:29) - Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé.
(MT 9:30) - E abriram-se-lhes os olhos. Jesus, porém, os advertiu severamente, dizendo: Acautelai-vos de que ninguém o saiba.

c) Jesus agia pelo Espírito Santo (palavra, espírito e poder) – Mt.12:22-28

19 – JESUS OPEROU EM CONFISSÃO

a) Jesus confessou aquilo que é:
 Eu sou o bom pastor – Jo.10:11
 Eu sou a luz do mundo – Jo.8:12
 Eu sou o caminho e a verdade e a vida – Jo.14:6
 Eu sou a ressurreição e a vida – Jo.11:25

b) Jesus era a vontade de Deus revelada –
(JO 4:34) - Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.

(JO 6:38) - Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.

(JO 8:29) - E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.

 Não teve objetivos

20 – VOCÊ PODE TER O QUE VOCÊ DIZ
(MC 11:23) - porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.

(JO 14:8) - Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.
(JO 14:9) - Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
(JO 14:10) - Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.
(JO 14:11) - Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.

(MT 17:20) - E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.

21 – VOCÊ TEM AQUILO QUE VOCÊ CONFESSA, PORQUE A BOCA FALA DO QUE O CORAÇÃO ESTA CHEIO – se confessa, foi semeada em boa terra.
(MT 12:34) - Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a BOCA FALA do que está cheio o coração.

(LC 6:45) - O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a BOCA FALA do que está cheio o coração.

(AT 11:23) - Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor.
(AT 11:24) - Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.

a) Quando se confessa a Jesus como Senhor, você tem salvação – Rm.10:9-10
b) Quando se confessa que pelas suas pisaduras fomos sarados, tenho a cura – Is.53:5
c) Quando se confessa que Jesus lhe libertou, se tem liberdade absoluta – Jo.8:36
d) Quando confessamos que o amor de Deus foi derramado em nosso espírito, teremos a capacidade de amar a todos – Rm.5:5
e) Quando confessamos que o justo é intrépido como leão, teremos a intrepidez como um leão na luta contra o diabo – Pv.28:1
f) Quando confessamos que não estamos abandonados, teremos a Jesus em cada passo de nossos caminhos – Hb.13:5
g) Quando confessamos que somos remidos pelo Senhor, teremos os benefícios da redenção todos os dias – Sl.107:2
h) Quando confessamos que a unção permanece em nós, temos a capacidade de desfazer qualquer julgo através de sua unção -–1Jo.2:27 – Is.10:27
i) Quando confessamos que em nome de Jesus poderemos expulsar demônios, teremos esta autoridade para libertar os oprimidos – Mc.16:17 – Mt.7:29 – Mt.10:1 – Lc.9:1 – Lc.10:19
j) Muitas coisas já são realidades no mundo do espírito, teremos que trazer esta realidade para nós quando crermos –
(MT 6:10) - venha o teu reino; faça-se a tua VONTADE, assim na terra como no céu;


FONTES BIBLIOGRÁFICAS

1. MORRIS, Leon L. Lucas, Introdução e Comentário. 1a Ed. 1983, São Paulo: Editora Mundo Cristão
2. Os Evangelhos, versão restauração. Comentários Witness Lee – Living Stream Ministry – Anaheim, California – EUA. Editora Arvore da Vida
3. KISTEMAKER, Simon J. As parabolas de Jesus. 1a Ed.1992, Sao Paulo: Casa Editora Presbiteriana.
4. Bíblia Vida Nova – Edição Revista e Atualizada – Sociedade Bíblica do Brasil, Editor responsável Russell P. Shedd

Nenhum comentário:

Postar um comentário