quinta-feira, 14 de agosto de 2008

PARÁBOLA DA PÉROLA DE GRANDE VALOR

Pr. Romildo Gurgel

LEITURA BÍBLICA:

(Mt.13:44-46)
44 – O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobri-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
45 - Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas;
46 e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou.

OBS: Esta parábola foi falada aos discípulos em particular. A parábola do tesouro oculto no campo ilustra a descoberta acidental do reino; enquanto a da pérola, a descoberta do reino por esforço diligente.
O que o Senhor queria dizer com esta parábola aos seus discípulos???
a) Que os tesouros (são identificáveis, embora alguém seja já o seu dono de direito).
b) Que alvo e objetivos poderão ser traçados para que se alcance de uma forma legítima a propriedade do bem pretendido.
c) Possa ser que o proprietário da terra não saiba da botija enterrada no seu campo e que foi descoberto por um possível comprador.
d) O comprador deve ter oferecido uma oferta além do esperado pelo vendedor e pela falta de senso de valorização vende a propriedade pelo preço oferecido.

I – HISTÓRICO DA COMPOSIÇÃO DA PARÁBOLA
É provável que, Jesus enquanto criança, ele observasse comerciantes que, com suas caravanas, passavam por sua cidade natal e exibiam suas pedras preciosas. A presença desses homens despertava grande interesse, pelo fato de viajarem para lugares longínquos .

II – INTERPRETAÇÃO POPULAR DA PARÁBOLA
A interpretação mais comum e popular dessa parábola é a que considera ser a Pérola de grande valor o próprio Cristo.

a) Na bíblia Plenitude, diz que a interpretação popular é esta.

Tal interpretação está sujeita a sérias objeções, por duas razões:

1 – Desarmoniza completamente a parábola com o ensinamento do contexto. Tanto o semeador, na parábola do semeador, o homem, na parábola do tesouro escondido, e o comerciante, nesta, são todos uma só pessoa, o próprio Mestre.
2 – Apresenta o pecador como se estivesse inteiramente em sacrifício para obter a Cristo. Contudo a parábola não é a imagem de um pecador em busca de Cristo, mas de Cristo em busca de sua igreja.

Fundamentação:

a) Paulo declara que “Não há ninguém que busque a Deus”-
(Romanos 3:11) - Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.

b) É Cristo quem procura o pecador – (Lc.19:10) é o pastor quem busca a ovelha e não a ovelha o pastor.
(Lucas 19:10) - Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

(1 Coríntios 6:20) - Porque fostes COMPRADOS por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

(1 Coríntios 7:23) - Fostes COMPRADOS por bom preço; não vos façais servos dos homens.

c) Cristo não pode ser comprado, ele não é mercadoria para ser vendida nem no atacado, nem no varejo. Ele é dom gratuito de Deus –(Rm.6:23)
(Romanos 6:23) - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

d) As escrituras refere-se aos pecadores não tendo com que pagar – (Lc.7:36-50 – vd. Principalmente o vss.42)
(LC 7:36) - E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa.
(LC 7:37) - E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;
(LC 7:38) - E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.
(LC 7:39) - Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.
(LC 7:40) - E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre.
(LC 7:41) - Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta.
(LC 7:42) - E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?
(LC 7:43) - E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.
(LC 7:44) - E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos.
(LC 7:45) - Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
(LC 7:46) - Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.
(LC 7:47) - Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.
(LC 7:48) - E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados.
(LC 7:49) - E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?
(LC 7:50) - E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.

e) O pecador não possui de nada além de trapo de imundície –
(Isaías 64:6) - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.

f) A salvação é sem dinheiro e sem preço –
(Isaías 55:1) - Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

g) Comprar a Cristo, ou adquiri-lo, constitui-se uma violação ao ensino claro das escrituras. O pecador não é o agente ativo que escolhe a Cristo
(João 15:16) - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

(Mateus 24:22) - E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

(Lucas 18:7) - E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?

(João 15:19) - Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.

(Romanos 8:33) - Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

III – INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA

Na bíblia plenitude, tece o seguinte comentário acerca da interpretação: diz que o significado “poderia ser que Jesus é o comprador que deu tudo de si para assegurar o Reino (At.20:28)”.

Então, a correta interpretação:

• Cristo é o Comerciante
• A pérola é a Igreja
• O Calvário foi o preço pago pela aquisição dessa pedra preciosa

1 . Interpretando a palavra “buscava” de Mt.13:45

a) O significado desse verbo grego segundo os eruditos é que tem o sentido literal de ir embora, partir de algum lugar e numa verdadeira chegada a um outro local.
b) Isso alude claramente a Jesus, que deixou o céu pela terra.
c) Cremos então, pela ótica do padrão celestial, que a pérola ao ser comprada, apresenta uma imagem belíssima da igreja de Deus.

2 . O COMERCIANTE ou negociante (vd. Diferentes traduções bíblicas)

a) O comerciante é aquele que conhece bem o produto. Ele compra tanto em atacado (grandes quantidades) como no varejo (pequenas quantidades). O seu valor esta no fato de você agora pertencer a Cristo....

b) o comerciante era desejoso de possuir pedras de grande valor, e ele as procurava.
• Ele nos desejou – (Sl.45:11 – “ Então o rei se afeiçoará da sua formosura, pois Ele é o teu Senhor; adora-o”. salmo que fala do ungido de Deus e sua noiva)

• Ele sendo rico se fez pobre para os comprar –
(2 Coríntios 8:9) - Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.
• Este comerciante não possuía dinheiro, mas pérolas, ele ofereceu o que de mais precioso alguém pode conceder, sua vida, comprou-nos com o seu sangue –
(1 Pedro 1:18) - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
(1 Pedro 1:19) - Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

(Apocalipse 5:9) - E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;

c) Um comerciante deste nível de produto, viajavam e importavam bens para si próprio , e era um perito que conhecia tudo sobre pérolas. -
• Aquilo que é comprado por Cristo é guardado por Ele –
(1Tss.4: 14) - Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a [trazer] juntamente com ele.

(Jo.17:11) – Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.
v.12 – quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu ....

d) após analisar o seu valor pagou o preço e não se arrependeu da aquisição. -
(At.20: 28) - Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele [adquiriu] com seu próprio sangue.

3 . A PÉROLA

a) Jesus ao fazer uso dessa expressiva ilustração, conhecia tudo sobre a história de uma pérola. De onde provinha, como era formada e o seu real valor.

b) A pérola é produzida a partir de um ferimento sofrido por um organismo vivo, como uma ostra. O momento em que acontece a produção da pérola advém da presença de alguma substância externa, como um grão de areia, ou algum outro tipo de parasita estranho intruso. Matéria calcária é puverizada em camadas finas sobre o objeto estranho até que, finalmente, ele adquire o brilho da pérola. Aquela partícula rejeitada (grão de areia), torna-se uma pérola de grande valor.

c) A Igreja é constituída pelo lado ferido de Cristo –
• Quando o grão de areia entra na ostra, a ostra pulveriza o grão criando camadas até formar uma pérola – (Cl.3:3) somos cobertos pela riquezas de sua graça (Ef.2:5-7).
(Colossenses 3:3) - Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

(Efésios 2:5) - Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
(Efésios 2:6) - E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
(Efésios 2:7) - Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
• Deus dá o corpo, (pérola como convém) - (1Co.15:38)
• Fomos tirados das muitas águas – (Sl.18:4-6,15,16;

d) A Igreja é uma única pérola -
(Gálatas 3:28) - Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

(Romanos 12:5) - Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.

(1 Coríntios 10:17) - Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.

(1 Coríntios 12:12) - Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
(1 Coríntios 12:13) - Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário