Por
Romildo Gurgel
NOVO
NASCIMENTO E CONVERSÃO DA ALMA
Muitos
confundem a verdade do novo nascimento com a conversão da alma.
Inconfundivelmente a escritura sagrada nos diz que a salvação se inicia através
do novo nascimento (cf. João 3:3-5). Conforme este texto, quem não nascer de
novo, “não pode ver o reino de Deus” (v.3), e tampouco “entrar nele”
(v.5). Deste modo o novo nascimento
introduz a pessoa no reino de Deus e a torna apta para percebê-lo. O novo
nascimento é o início da caminhada cristã, trata-se do novo nascimento do
espírito humano. O Espírito de Deus recria o espírito humano e passa habitar
nele. Podemos dizer que é a regeneração da vida espiritual, e em outras
palavras é a salvação de fato. Quanto ao tempo para que isso aconteça, ela
ocorre quando acreditamos no evangelho de Jesus Cristo; A semente da
incorruptibilidade é semeada no natural, no coração humano, e por sua vez o
nosso espírito humano é recriado instantaneamente. Para que isso aconteça é só
crer na obra redentora de Jesus tomando a decisão para que ele seja senhor da
sua vida. Deve ser uma entrega radical, total. Com essa fé, mediante o
arrependimento de seus pecados através da pregação do Evangelho, nascemos de
novo.
Agora,
a conversão da alma, trata-se de um processo contínuo de regeneração que se
expande a partir do espírito humano, alma indo até o corpo. Isso demanda um bom
tempo e existe um preço a ser pago. Apesar da salvação ser gratuita e
instantânea, a conversão leva tempo e também um preço a ser dispendido.
A
conversão demanda uma mudança de direção e de valores; diversos aspectos da
vida devem passar por transformação ao saber a mente de Deus nas suas mais
diversas áreas, afetando diretamente nas nossas decisões, comportamentos e
relacionamentos.
No
entanto, a conversão é o processo perseverante de libertação e regeneração da
alma. A alma não acompanhou a instantaneidade do novo nascimento, isso vai
acontecer com ela de uma forma gradativa, paulatina e contínua, isto é um
processo por toda vida.
Você
pode ser salvo e não ser convertido na alma em relação a muitas áreas de sua
vida. Ser salvo diz respeito que o espírito humano regenerado dispõe sua
natureza restaurada para a alma e consequentemente o corpo. A isto poderemos
chamar também de santificação, que interpassará por essas três áreas: espírito,
alma e corpo. O apóstolo Paulo expressou muito bem estes três aspectos da
santificação:
“O mesmo Deus da paz vos santifique
em tudo; e o vosso espírito alma e corpo sejam conservados íntegros e
irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Tessalonicenses 5:23).
O crente corre um enorme perigo, pelo fato de ser salvo
sem ser convertido. Saber que nasceu de novo e que a velha natureza ainda
domina com seus velhos hábitos, algumas atitudes ainda não mudaram, muitas ideias
e raciocínios ainda continuam errados, as convicções negativas ainda
permanecem, pensamentos malignos ainda com muita frequência frequentam e ocupam
a sua mente, corrupção, ódio, amargura, inveja ainda continuam em você, é uma
sinalização que a alma ainda precisa passar por uma regeneração. Repito, a
regeneração do espírito é instantânea, mas será que poderemos dizer isso também
com a alma. Sua alma exige um longo tempo para se converter.
Um outro grande perigo é afirmar para uma pessoa que
acaba de aceitar Jesus que tudo na vida dele já está resolvido. Isto não é
verdade.
O apóstolo Paulo através da sua experiência cristã dá uma
luz quanto a este assunto quando escreveu:
“Então, ao querer fazer o bem,
encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior,
tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros outra lei que,
guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que
está nos meus membros” (Romanos 7:22-23).
João Calvino traduziu este texto afirmando que o apostolo
Paulo defende aqui a existência de quatro leis.
(1)
A lei de Deus que é a única que merece ser
assim chamada, visto ser ela a norma de justiça pela qual nossa vida é
corretamente moldada.
(2)
A lei da mente, designando a prontidão da
mente fiel em obedecer à lei divina. Esta consiste em a nossa conformidade com
a lei de Deus.
(3)
A lei da justiça. Por essa Paulo designa o
poder que a iniquidade exerce, não só no indivíduo ainda não regenerado, mas
também na carne do regenerado.
(4)
A lei em seus membros. A concupiscência que reside em nossos
membros. São as leis dos homens, por mais iníquas que possam ser, são ainda
chamadas de leis, ainda que incorretamente.
João
Calvino ainda continua dizendo que no verso (22) revela o prazer que o crente
tem na lei de Deus, e ao mesmo tempo revela o conflito existente na sua mente,
a luta entre o espírito e a carne. Sendo assim, a lei de Deus convoca o homem
para o governo da justiça; a iniquidade, que é a lei tirânica de Satanás,
desperta-o a prática da perversidade. O espírito o conduz a render obediência à
lei divina; a carne o atrai a uma direção oposta. O home passa a ser uma
criatura dupla por força de desejos variados.
Perceba
com atenção o significado da palavra “homem interior e membros” do texto em
epigrafe. O homem interior não significa simplesmente a alma, mas a parte
espiritual do ser humano que foi regenerada por Deus quando ele nasceu de novo.
Membros significa as outras partes restantes. Como o espirito humano é a parte
mais interior, a alma é a mediadora entre o espírito humano e o corpo, sendo
este ultimo a parte inferior do homem. O espírito assume o papel da alma no
homem; mas a carne, que é também a alma corrompida e deteriorada, assume o lugar
do corpo.
Agora
perceba o que o apóstolo Paulo diz em (Romanos 8:1-2) – “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo
Jesus. Porque a lei o Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do
pecado e da morte”.
Segundo a experiência do apóstolo, nenhuma condenação há
para os que estão em Cristo. Em Cristo refere-se à incorporação do crente no
Corpo de Cristo pelo Espírito. A autoridade que domina e governa o corpo não é mais
a lei, nem a carne, nem o pecado, mas a lei do Espírito de vida. A lei do
Espírito de vida, age desde o espírito humano, regenerando a alma e levando o
homem apresentar o seu corpo como redivivos dentre os mortos.
A grande faceta da alma é a sua inclinação. Ela é a
mediadora entre o espírito humano e o corpo. Aonde decidirmos inclinar, seja
para que dos dois lados for, refletiremos o nosso estado. O apóstolo Paulo
escrevendo aos romanos disse:
“Porque os que se inclinam para a
carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das
coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do
Espírito, para a vida e paz” (Romanos 8:5-6).
Quero encerra fazendo
ainda uma citação do apóstolo Paulo:
“Vós, porém, não estais na carne, mas
no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não
tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Romanos 8:9).
Que o Senhor nos ajude,
Romildo Gurgel
Fonte:
Coty, Libertação. Editora
Jocum. Compilado e adaptação das p.22-25
Chedd, P Russel. Bíblia
Shedd, Editora Vida nova. Comentário p.1592.
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