ISSO É DISCIPULADO

Loading...

terça-feira, 31 de maio de 2011

IGREJA DE TIATIRA

Leitura Bíblica: (Apocalipse 2: 18-29)
1 – INTRODUÇÃO
Tiatira foi a carta mais longa e a menos importante das sete cidades. Tiatira se destacava pelo comercio e inúmeros negócios que existia ali.
Foi de Tiatira que Lídia imigrou para Filipos por causa do seu negócio. Ela negociava com materiais tratados com corantes de púrpura vindo de Tiatira. Em At.16:14 ela é retratada como vendedora de tecidos.
Talvez Lídia, recém-convertida em Cristo, tenha retornado ao seu lar em Tiatira e servido como meio para se plantar a Igreja ali.
Tiatira apresentava na sua florificação as mais belas graças de Deus:
a) De um lado era um humilde ministério
b) E do outro aquela tríplice bênção tão citada por Paulo em suas cartas: FÉ, ESPERANÇA (que é perseverança) E AMOR (1Tss. 2:3)
c) Conheço as suas obras e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio.
A Igreja de Tiatira compreendeu que a vida Cristã é uma vida de crescimento, de progresso, de desenvolvimento. A Igreja de Tiatira estava caminhando para frente, já a de Efeso, estava deixando o primeiro amor, apostatando. A Igreja de Tiatira esta excedendo as obras que fazia nos primeiros tempos.

2 – AS ESCRITURAS TÊM VÁRIAS FORMAS DE FALAR SOBRE CRESCIMENTO CRISTÃO.

a) No N.T. se apresenta hora como um crescimento gradual, da infância passando pela adolescência até chegar a estatura adulta.
b) Hora se apresenta pela fertilização de uma videira até produzir muitos frutos – (Jo.15)
c) Fala que isso pode acontecer como um processo químico de refinação de metais - (prova da fé como metal sendo refinado pelo fogo) Tiago.

3 – O QUE JESUS TEM CONTRA A IGREJA DE TIATIRA

(v.20) – Você tolera aquela mulher Jezabel que se diz profetiza. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comer alimentos sacrificados aos ídolos

a) A Igreja de Tiatira apesar de manifestar amor, fé, serviço e perseverança, a santidade não estava incluída em suas qualidades.
b) A Igreja permitiu o ensinamento de licenciosidade e não tomou nenhuma iniciativa de reprimí-la.
c) Tiatira tinha amor, mas tolerava uma mal, uma profetiza impostora.

4 – O QUE É SANTIDADE CRISTÃ?

a) A vontade de Deus é que todos sejam santificados.

b) Que abstenham-se da imoralidade sexual.

c) Fomos escolhidos para sermos santos e irrepreensíveis –

d) Fomos chamados não para a impureza mas para a santidade – (ITss. 4:3; Ef.1:4; Tt.2:13-14; ITss.4:7-8) aqui esta a trindade com o propósito de nos fazer santos.


5 – JEZABEL – Etimologia - Sig. “pura” ou “casta”, mas contradizia o seu nome pelo caráter e conduta. Era uma mulher verdadeira na Igreja, mas com um nome simbólico. Esta mulher era uma ameça perigosa para a Igreja de Tiatira como JEZABEL era para Israel.

a) A PRIMEIRA JEZABEL - Quando Jezabel casou com Acabe ela procurou difundir ativamente suas revoltantes doutrinas em Israel. Ela persuadiu a Acabe construir um templo e um altar para Astarote na capital em Samaria. Ela sustentou 850 profetas do seu culto imoral e eliminou todos os profetas de Yahweh. Como Balaão, ela procurou contaminar Israel. Esta mulher contamina a Igreja de Tiatira.

b) A SEGUNDA JEZABEL –

• Ela apareceu de fato com os mesmos nomes e com as mesmas características.
• Ela incentivava os cristãos de Tiatira a comparecerem as cerimônias e festas das associações comerciais que era dedicada a uma deidade pagã, e no final dessas cerimônias terminavam com licenciosidade.
• Com a sua teoria diabólica, que os pecados da carne podiam livremente ser tolerados sem prejuízo para o espírito, eles mergulhavam sem restrições no assim chamado PROFUNDOS SEGREDOS DE SATANÁS. (V.24).
• Ela levava os cristãos a comerem carne sacrificada a ídolos – (v.20)
• Muito das práticas vis de Jezabel estava sendo toleradas secretamente, talvez a própria Igreja não estava nem sabendo o que estava acontecendo com os seus membros.

6 – APRESENTAÇÃO DE CRISTO A IGREJA –

a) Conheço –
Jr.17:10 – “Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras”.

Jr.11:20b - ...provas o coração e a mente...”

Sl.7:9 – “Deus justo, que sondas, as mentes e os corações, dá fimas maldades dos homens”

At.1:24 – “Depois oraram: Senhor, tu conheces o coração de todos...”

At.15:8 – “Deus que conhece os corações...”

b) É apresentado como Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo – (v.18)
Ap.1:14b – “...seus olhos eram como chamas de fogo...”

Ap.19:12 – “Seus olhos são como chamas de fogo...”

c) Jesus sabe tudo que há no homem -
Mc.2:8 – “Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: “por que vocês estão remoendo essas coisas em seu coração?”.

Jo.21:17 – “ Pela terceira vez, ele lhe disse: Simão, filho de João, você me ama?”.

Jo.2:25 – “ Não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem”.

Isaias 29:15 – “Ai daqueles que descem às profundezas para esconder seus planos do Senhor, que agem nas trevas e pensam: Quem é que nos vê? Quem ficará sabendo?
v.16 – “Vocês viram as coisas pelo avesso! Como se fosse possível imaginar que o oleiro é igual ao barro! Acaso o objeto formado pode dizer aquele que o formou: Ele não me vê? E o vaso poderá dizer do oleiro: Ele nada sabe?”.

Hb.4:13 – “Nada em toda criação, esta oculto aos olhos de Deus. Tudo esta descoberto e exposto diante dos olhos daquele que havemos de prestar contas”.
7 – ADVERTÊNCIAS DE CRISTO PARA IGREJA DE TIATIRA

(v.21) – Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.

a) Deus tem o desejo que todos sejam salvos –
2Pe.3:9 – “ O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com você, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento”.

1Tm.2:4 – “Que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade”.

b) Se não se arrependerem de igual modo serão castigados –
(v.22) – “Aqueles que cometeram adultério com ela serão seguramente castigados a não ser que se arrependam das obras que ela prática”.

 A porta do arrependimento ainda estava aberta, e ainda hoje esta aberta, mas não vai durar para sempre, certamente terá um dia que Le se fechará.

c) (v.23b) - “Todas as igreja saberão que sou aquele que sonda mentes e corações ...”

d) (v.22a) - “Vou fazer Jezabel adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometerem adultério com Ela...”.

e) (v.23a) – “Matarei os filhos dessa mulher...”

8 – CONSELHO DE CRISTO AOS REMANESCENTES NÃO CONTAMINADOS.

a) (v.24a) - Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás .

b) (v.24b e 25) – “...Não porei outra carga sobre vocês, tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha”.

• Alguns apóstolos do Senhor deram também esse mesmo conselho :
1Jo.2:24 – “Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai”
2Tss.2:15 – “Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa”.

9 – PROMESSAS DE CRISTO AO VENCEDOR

a) O vencedor é aquele que faz a vontade de Deus até o fim – (.26)

• Se estamos fazendo a vontade de DEUS ou não, seremos julgados pelas nossas obras – (v.23c)

b) “Darei autoridade sobre as nações” – (v.26b)

• O bom e fiel servo receberá cargo de muitas coisas –
Mt.25:21 – “O Senhor respondeu: Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!

Lc.19:17 – “Muito bem, meu bom servo1 respondeu o seu senhor. Por ter sido confiável no pouco, governe sobre dez cidades”.

ICo.6:2 – “ Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância?”.

 Aqueles que aprenderam a fazer as obras de Cristo nesta vida continuarão a fazê-las na próxima. Aqueles que têm dominado suas próprias paixões sobre a terra terão ascendência sobre outros no céu.

c) (v.28) - Eu lhes darei a mesma autoridade que recebi de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã.

• Em Apc. 22:16 o Senhor Jesus apresenta-se como a resplandecente estrela da manhã. A Igreja pode ser candelabros, e os anjos das igrejas podem ser consideradas “estrelas”, mas Cristo é a resplandecente estrela da manhã, de quem deriva toda luz. Cristo compromete-se em dar esta estrela ao vencedor, portanto, Cristo está comprometendo-se a dar a si mesmo.
• Os cristão fiéis que tem rejeitado os padrões do mundo, controlando os desejos de sua natureza caída e resistido à sedução do diabo receberão esta resplandecente estrela da manhã.
• Rejeitando Jezabel, receberão Cristo. Terão permissão para compartilhar não somente sua autoridade, mas também sua glória.
• Não irão apenas governar as nações, mas também servir ao Senhor das nações.
• Recusando-se a penetrar nas profundezas de Satanás, eles sondarão as profundezas de Cristo.

Pr. Romildo Gurgel
Extraído do livro
O que Cristo pensa da Igreja de John Stott
Editora United Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário