Romildo Gurgel
O rei Salomão nos ajuda
a entender o que se encontra por trás de tudo aquilo que falamos. Os seus
ensinos proverbiais ecoam até hoje elucidando o peso de cada silaba
pronunciada, seja quem for que a pronuncie.
“As palavras carregam o poder da vida e da morte” (Pv.18:21).
Já em Jesus Cristo tiramos diversos ensinos sobre esse assunto:
1 – Ele nos ensina a discernir hipocrisia dizendo que existe uma raça de víbora falando um monte de coisas boas sendo pessoas extremamente más nas suas ações. Concluiu o seu discernimento assim:
“ a boca fala do que está cheio o coração”. (Mateus 12:34b).
Aqui está o discernimento de tudo. Prestem atenção e interpretem o que as pessoas falam.
2 - Jesus ensina ainda que as palavras revelam o caráter de quem as profere. Pelo frutos havemos de conhecer e pesar o que foi falado.
“O homem bom do bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más” (Mateus 12:35)
3 – As palavras determinarão nossa colheita, frutos e nossa recompensa, nosso destino. Tudo aquilo que o homem semear colherá, essas são as palavras do apóstolo Paulo. Jesus aqui declara qual será a recompensa de tudo aquilo que falamos.
“Digo-vos que toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado” (Mateus 12:36-37).
4 - Todas as pessoas pensam, maquinam, planejam e executam. Transformam pensamentos em ações. No entanto nada disso acontece sem que haja palavras. Palavras são estruturas poderosíssimas. Deus fez os mundos pela palavra do seu poder e sustenta todas as coisas criadas por essa mesma palavra, como está escrito:
“... sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder...” (Hebreus 1:3b)
5 – Por meio da palavra de Deus, pessoas podem passar por uma transformação poderosa de mudança de vida. E sobre essa palavra (evangelho de Cristo) Deus dá aos que lhes pertence a palavra da reconciliação e da pregação.
“Ide ao mundo e anunciai o evangelho a toda criatura quem crer e for batizado será salvo, quem porém não crer será condenado” (Marcos 16:16).
6 – O apostolo Paulo entendeu que o evangelho é o poder de Deus que ainda opera e produz milagres para aqueles que dão ouvidos –
“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...” (Romanos 1:16)
Concluo essa pequena reflexão afirmando que:
Se você faz uso de boas palavras é porque do bom
depósito que foram armazenados em seu coração, você está tirando coisas boas.Somado as palavras suas ações autenticam e formam o seu ser. Palavra e ações formam nossa aparência. Caso contrário, se você fala coisas boas e suas ações não correspondem
com aquilo que você diz, você estará sendo hipócrita e a verdade não foi
trabalhada em sua vida.
Amém,
Romildo
Gurgel